Como usar instruções SQL no Excel

Escrito por tara duggan | Traduzido por joao marcos padua filho
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Como usar instruções SQL no Excel
Use o Microsoft Query para trabalhar com instruções SQL no Excel (computer image by Hao Wang from Fotolia.com)

Por meio das instruções SQL (Structured Query Language) no Excel, você pode recuperar dados categorizados em tabelas, registros e campos. Use o Microsoft Query no Excel para acessar dados de fontes externas, evitando a necessidade de fazer cópias de informações que você deve analisar no Excel. Você pode acessar dados de servidores SQL ou Access, bem como trabalhos no Excel ou arquivos de texto. Ao usar instruções SQL no Excel, você irá tipicamente se conectar a bancos de dados externos, criando uma consulta ao selecionar as colunas de dados, importando esses dados e usando-os para conduzir a análise.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Abra um novo arquivo do Microsoft Excel.

  2. 2

    Configure a fonte dos dados clicando na aba "Data" (dados) e então na opção "From Other Sources" (de outras fontes). Clique na opção "From Microsoft Query" (do Microsoft Query), especifique o tipo da fonte dos dados ou clique em "New Data Source" (nova fonte de dados) e, então, no botão "OK". Clique na opção "Connect" (conectar) e preencha as configurações de autenticação necessárias para se conectar ao seu banco dos dados. Se o banco de dados contiver tabelas, clique naquela que você deseja usar no assistente do Query. Você pode selecionar "Save my user ID and password in the data source definition" (salvar meu ID de usuário e senha na definição da fonte de dados) clicando no quadro de seleção. Selecione o nome do seu banco de dados assim que ele for mostrado na caixa de diálogo "Choose Data Source" (escolha sua fonte de dados). Abra o banco de dados.

  3. 3

    Clique na tabela e nas colunas que você deseja usar na consulta em seu SQL no "Query Wizard - Choose Columns" (Assistente de consulta - Escolha as colunas). Clique no botão ">" para que as colunas apareçam na sua área "Columns in your query" (colunas na sua consulta) e, então, clique no botão "Next" (próximo). Agora filtre os dados se necessário e clique no botão "Next" (próximo). Especifique como deseja a ordenação dos dados e clique no botão "Next" (próximo).

  4. 4

    Clique no botão de alternância para editar a consulta no Microsoft Query e clique no botão "Finish" (terminar). Na janela do Microsoft Query, clique no menu "View' (visualizar) e, então, selecione a opção "SQL...". Assim que a instrução SQL foi exibida, você poderá editá-la. Clique no botão "OK" quando tiver terminado.

  5. 5

    Clique no menu "File" (arquivo) e selecione a opção "Return data to Microsoft Excel" (retornar dados para o Microsft Excel) para transferir os dados a uma nova planilha.

  6. 6

    Selecione a maneira como você quer visualizar os dados, por exemplo, as tabelas. Clique no botão "OK".

  7. 7

    Faça a análise de seus dados. Por exemplo, ordene-os do menor para o maior.

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