Instruções de substituição do tensor automático da correia dentada

Escrito por grace mclain | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Instruções de substituição do tensor automático da correia dentada
O tensor mantém a tensão correta na correia dentada (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Uma correia dentada ou serpentina é tensionada por um tensor automático, que é o componente que mantém a tensão correta na correia com o motor em funcionamento. A correia passa sob a polia acoplada. Conforme o motor gira, a mola do tensor sobe e desce. Quando a mola que fica dentro do braço ficar fraca, a correia não será tensionada corretamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Barra extensora de 13 mm
  • Conjunto métrico de soquetes
  • Chave de catraca de 13 mm

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Instruções

  1. 1

    Estacione o veículo em um lugar seguro e abra o capô.

  2. 2

    Encontre o tensor automático, na parte da frente do motor. Ele consiste em uma polia de um lado e um braço com uma mola do outro. Encontre o parafuso que fica no meio da polia. Caso não haja, encontre o buraco quadrado que fica no topo do braço com mola do tensor.

  3. 3

    Gire o tensor automático no sentido anti-horário, a partir da cabeça do parafuso ou do buraco quadrado, com a barra extensora e o soquete, para soltar a tensão da correia. Use sua outra mão para deslizar a correia para fora da polia do tensor.

  4. 4

    Deixe o tensor se retrair lentamente, até que pare. Então, encontre seu parafuso de suporte, que o conecta ao bloco do motor. Ele costuma ficar no meio do braço com mola.

  5. 5

    Gire o parafuso de suporte do tensor no sentido horário, com a chave de catraca com soquete, para soltá-lo. Então, termine de soltar o parafuso com suas mãos, e puxe o tensor em sua direção, para fora do bloco.

  6. 6

    Coloque o novo tensor automático no bloco e aparafuse seu parafuso de suporte, apertando-o com a chave de soquete com catraca.

  7. 7

    Gire a polia tensora no sentido anti-horário, com a chave extensora e o soquete. Então, deslize a correia sobre a nova polia tensora. Solte lentamente a polia, e ela se retrairá até parar. Quando parar, a correia estará corretamente tensionada.

  8. 8

    Inspecione o novo tensor, assegurando-se de que a correia está passando corretamente sob a polia. Assegure-se também de que a correia não soltou de nenhuma das outras polias. Então, gire o motor e analise o novo tensor, com o motor girando, para assegurar-se de que está funcionando corretamente. Desligue o motor e feche o capô.

Dicas & Advertências

  • Se a correia sair das polias acessórias ao removê-la do tensor, use o diagrama da correia para reinstalá-la corretamente, ao redor de todas as polias. O diagrama da maioria dos veículos fica sobre a capa da ventoinha, ou na parte inferior do capô.
  • Mantenha suas mãos longe dos componentes móveis do motor, enquanto ele estiver ligado.

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