×
Loading ...

Instruções para fazer um tapete trançado

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um tapete trançado cria uma decoração durável que você pode ter em sua própria casa ou dar para um amigo como presente. Este tapete é um excelente projeto para novatos e pessoas que já fizeram tapetes. Saiba como escolher um modelo e material, como trançar e juntar o tapete e como medir o comprimento da trança central. Este projeto pode ser concluído em um fim de semana, ou você pode ir com calma e aproveitar o processo de fazer um tapete.

Tapete trançado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Preparação

Antes de começar a fazer um tapete trançado, é preciso escolher os materiais que você deseja usar e selecionar um modelo para seguir. Formatos ovais e circulares são os mais comuns, e você deve escolher a forma que combina com o estilo da sala onde o tapete será colocado. Tapetes circulares são mais fáceis de fazer, porque eles são simplesmente enrolados ao redor, ao invés de um tapete oval, que fica reto nas laterais. O website craftown.com recomenda o uso de lã ou algodão, na cor desejada para o tapete trançado.

Prepare o tecido costurando os fios em uma das pontas para que possam ser trançados. O comprimento da primeira trança, conhecida como a trança central, será a diferença entre o comprimento e a largura do tapete. Assim, um tapete de 1,20 metros de comprimento e de 60 centímetros de largura precisará de uma trança central de 60 centímetros. É por isso que você deve sempre ter um modelo e o tamanho planejado de antemão.

Loading...

Fazendo o tapete

A maneira mais simples para fazer um tapete é começar pela trança central. Usando as três tiras que você costurou, trance-as cruzando a tira da esquerda sobre a do meio. Puxe-a muito bem e coloque-a entre a do meio e a tira da direita. Passe a tira da direita do meio, que era originalmente a tira da esquerda, antes de ser trançada. Puxe bem a tira da direita e coloque-a entre a do meio e a tira da esquerda. Repita com a da esquerda novamente e continue assim até terminar de trançar a tira. Você vai então enrolar a trança central de forma espiral ou oval para fazer a parte do meio do tapete. Quando você ficar sem material, você vai precisar costurar uma nova tira e colocá-la na ponta de cada parte de tecido. Você pode então continuar a trançar o tapete.

Costurar

Para manter o tapete conectado, você terá que costurar as tranças. Toda vez que uma trança passar por outra, ao enrolar o tapete, por exemplo, você pode costurá-las. Craftown.com sugere o uso de linha para tapete e uma agulha curvada. Costure a linha por baixo da trança e para cima da próxima trança. Puxe bem a linha para conectá-las. Escolha uma cor de linha que combine com o tapete ou fique por debaixo do tapete para que não fique visível. Continue até chegar no final da fileira. Em seguida, continue a trançar e costurar as fileiras cada vez que você adicionar uma outra.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...