Mais
×

Instruções de como fazer um terço de fio de náilon

Atualizado em 17 abril, 2017

Um terço é um símbolo importante de devoção na fé católica. Não se trata de um colar, mas sim de um conjunto de orações em que o terço físico que o devoto segura como um lembrete físico e âncora. O fio de náilon é um material comumente usado para os rosários. Eles consistem em 50 nós de "Ave Maria" e quatro de "Pai Nosso" que formam cinco "Mistérios". Finalmente, esses "Mistérios" formam um nó circular que representa a oração de "Salve Rainha" com um crucifixo ligado a ele.

Instruções

Saiba como fazer o seu próprio terço laçado (making a rosary image by Joann Cooper from Fotolia.com)
  1. Meça seis m de fio de náilon e corte-o. Coloque fita crepe nas pontas para evitar que ele desfie.

  2. Localize o meio do comprimento do fio. Dê uma volta frouxamente nessa seção em torno do seu dedo indicador para formar um X. Passe o fio em torno do seu dedo indicador mais duas vezes para um total de três voltas. Elas devem ser feitas em direção à palma da mão.

  3. Mova as três voltas para a ponta do seu dedo sem embaraçar ou cruzá-las. Tome cuidado para não retirá-las do seu dedo. Pegue a extremidade com a fita crepe do fio e passe-a pela parte de trás da volta (a parte mais perto da sua mão). Puxe todo o comprimento do fio através das voltas para longe da mão que as tiver segurando, mas não as solte.

  4. Retire as voltas do seu dedo indicador, tomando cuidado para não deixá-las embaraçar ou cruzar. Puxe o fio com força para que os nós fiquem menores e apertados.

  5. Repita os passos de dois a quatro para fazer um total de dez nós que representem a oração "Ave Maria". Você deve ter um dedo de largura de espaço entre cada um deles.

  6. Meça 2,5 cm do último nó da "Ave Maria". Dê uma volta com o fio em torno do seu dedo indicador cinco vezes para formar um nó para representar a oração "Pai Nosso". Use o mesmo método dos primeiros nós para finalizar o do "Pai Nosso".

  7. Meça outro espaço de 2,5 cm nos dois lados do primeiro "Mistério" que fez. Faça mais dois "Mistérios" (que consistem em dez nós da "Ave Maria") em um lado do primeiro que fez e mais dois no outro lado para um total de cinco "Mistérios". Faça um nó do "Pai Nosso" após cada "Mistério" finalizado para separá-lo do próximo.

  8. Faça um nó que represente a oração "Salve Rainha". Pegue o primeiro nó da "Ave Maria" do primeiro "Mistério" e o último nó do último mistério e segure-os alinhados um com o outro. Dê uma volta com as duas linhas em torno do seu dedo indicador para formar um padrão de X. Faça isso novamente para parecer que existem quatro filamentos alinhados. Deslize as voltas para a ponta do dedo, mas não deixe que elas se soltem, embaracem ou cruzem. Puxe todo o comprimento do fio através das voltas e, em seguida, aperte o nó de "Salve Rainha".

  9. Meça um pequeno espaço de distância do nó de "Salve Rainha" e, em seguida, faça um nó do "Pai Nosso". Meça mais espaço equivalente ao anterior e faça três nós da "Ave Maria".

  10. Mais uma vez, meça um comprimento equivalente de espaço. Comece a fazer um nó do "Pai Nosso", mas não o aperte. Segure o nó com uma mão e deslize o crucifixo no fio com a outra mão. Puxe a ponta do fio através das voltas e, em seguida, aperte-as. Não deixe o nó se mover. Puxe a outra ponta do fio para levar o crucifixo até o nó do "Pai Nosso".

  11. Corte os fios soltos das duas extremidades do rosário. Chamusque as pontas recém cortadas com o isqueiro ou vela para evitar que elas desfiem.

Dicas

  • Teste todos os nós para ver se eles estão firmes. Eles afrouxarão com o uso.

O que você precisa

  • 6 m de fio de náilon nº 36
  • Isqueiro ou vela
  • Fita crepe
  • Crucifixo (o ilhó deve ser grande o suficiente para que o fio possa passar por ele)
  • Tesoura
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article