Instruções para troca da correia poly-v em um Powerstroke 6.0

Escrito por allen moore | Traduzido por valeria jardim
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Instruções para troca da correia poly-v em um Powerstroke 6.0
A troca da correia poly-v do Powerstroke 6.0 é um processo simples (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O Powerstroke de 6 litros era a escolha de motor diesel da Ford Motor Company de 2003 a 2006. Os primeiros motores 6.0 tinham um sistema único de correia poly-v por onde passava mangueira do radiador superior. Infelizmente, quando a correia quebrava, isso prejudicava a mangueira do radiador, por isso os engenheiros da Ford redesenharam o sistema no final de 2004, adicionando um suporte e uma nova mangueira superior do radiador que passou a estar acima da correia poly-v. Apesar dos primeiros modelos exigirem alguns passos extras, substituir a correia poly-v em um Powerstroke 6.0 é uma tarefa simples, facilmente realizada por qualquer pessoa com conhecimentos básicos em reparos automobilísticos.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Bandeja de drenagem (opcional)
  • Chave de fenda (opcional)
  • Ferramenta para retirada do tensor da correia
  • Nova correia poly-v

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Instruções

  1. 1

    Levante o capô do Powerstroke e localize o diagrama de sentido da correia, localizado em cada cobertura de ventoinha ou na parte de baixo do capô. O diagrama mostra o sentido adequado da correia e sua localização. Se o seu 6.0 é um modelo de 2003-2004 com a mangueira do radiador por dentro da correia, vá para a Etapa 2. Caso contrário, vá para a Etapa 4.

  2. 2

    Deslize a bandeja de drenagem sob a parte dianteira da caminhonete para que ela fique diretamente abaixo da mangueira do radiador superior. Você pode ver o chão com facilidade se olhar de cima para baixo no motor, bem perto da mangueira. Solte a braçadeira da mangueira onde ela se conecta ao radiador usando a chave de fenda.

  3. 3

    Deslize a braçadeira ao longo da mangueira e puxe a mangueira para fora da entrada do radiador com a mão. Vire a extremidade aberta do tubo para cima a fim de evitar a perda de qualquer fluido de radiador e dobre-a de volta através da abertura da correia, encostando-a entre a carcaça do termostato e a admissão, até que esteja pronto para reinstalá-la.

  4. 4

    Tire o tensor da correia utilizando a ferramenta apropriada. Empurre a correia para fora da polia com a outra mão, solte o tensionador e permita que ele se mova novamente para seu lugar.

  5. 5

    Puxe a correia das polias acessórias e da polia do virabrequim com a mão. Estique a correia velha ao longo da nova correia poly-v para garantir que sejam do mesmo comprimento. A correia velha pode ter se esticado até um centímetro durante sua vida útil, o que é perfeitamente normal.

  6. 6

    Coloque a nova correia em torno da parte inferior da polia do virabrequim do motor. Consulte o diagrama de sentido e passe a correia em torno de cada uma das polias acessórias até que a única polia restante seja do tensor da correia. Mova o tensor de lado mais uma vez com a ferramenta para retirada de tensor e empurre a correia no lugar com a outra mão e retorne o tensor.

  7. 7

    Coloque a mangueira do radiador superior novamente por dentro da correia e enfie a ponta da mangueira na entrada do radiador. Deslize a braçadeira de volta à posição original e aperte-a com a chave de fenda. Essa etapa só é necessária se foi preciso tirar a mangueira antes, ou seja, se seu 6.0 é um modelo de 2003-2004.

Dicas & Advertências

  • Se feito corretamente, você não perderá nenhum ar refrigerante. No entanto, se você perder algum, complete o que perdeu com partes iguais de fluido de radiador gold da Ford e água destilada, derramando no reservatório de fluido, também conhecido como o tanque reservatório do radiador .
  • Nunca abra um sistema de refrigeração a não ser que o motor esteja frio ao toque.

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