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Instruções para trocar o cilindro de freio na roda traseira de um Chevrolet Venture 2001

Atualizado em 19 julho, 2017

Remover um cilindro de roda do freio traseiro em um Chevrolet Venture 2001 exige uma certa dose de habilidade mecânica e de conhecimento sobre freios. Se o procedimento não for feito corretamente, é possível perder os freios por completo devido ao ar no tubo, por mau sangramento dos freios ou má instalação. É aconselhável substituir ambos os cilindros de roda traseiros se você descobrir que um deles está vazando. A mesma corrosão será encontrada no cilindro de roda oposto, ainda que não tenha começado a vazar.

Instruções

Troque o cilindro das rodas de freio para que o freio funcione em boas condições (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)
  1. Bloqueie as rodas dianteiras para evitar que o carro deslize. Solte as porcas das rodas traseiras com a chave de roda, mas não as retire. Levante a parte traseira do veículo com o macaco de chão e coloque o macaco em posição para que você possa abaixar o veículo e deixá-lo descansar. Continue a remover as porcas e as rodas.

  2. Remova os tambores de freio. Se for difícil removê-los devido a ferrugem ou pelo fato de o revestimento do freio estiver balançando, bata algumas vezes com o martelo. Depois, coloque o tabuleiro sob o cilindro de roda.

  3. Abra a porta e trave o freio de mão o quanto puder. Isso espalhará manualmente as sapatas de freio para tornar mais fácil a substituição do cilindro de roda. Solte a linha de freio na parte de trás do cilindro de roda utilizando uma chave de linha sem retirá-la ainda.

  4. Remova os dois pequenos parafusos que prendem o cilindro de roda ao apoio da pastilha de freio utilizando uma chave. Retire a peça nova da embalagem e deixe-a pronta para instalar. Remova a linha de freio e o cilindro de roda.

  5. Instale o novo cilindro de roda segurando-o no lugar e instalando a linha de freio na parte traseira do cilindro. Em seguida, enrosque com as mãos o máximo que puder em sentido horário. Coloque os dois parafusos e aperte-os com uma chave.

  6. Aperte a linha de freio com a chave de linha e solte o freio de mão. Afrouxe a válvula de purga na parte posterior do cilindro de roda e permita que este sangre até que haja um fluxo de fluido de freio emergindo do cilindro; nesse ponto, feche a válvula de purga e aperte com a chave de linha.

  7. Instale os tambores de freio e as rodas. Aperte as porcas com a chave de roda o máximo que puder. Levante o veículo com o macaco de chão, retire o macaco e abaixe o veículo até o chão.

  8. Aperte as porcas para o torque final de 28 metros por quilo com a chave de roda. Abra o capô e retire a tampa do cilindro-mestre do freio localizado no guarda-fogo do lado do motorista. Verifique o nível no reservatório e encha com fluido de freio conforme necessário até que fique na altura da linha. Coloque a tampa de volta.

  9. Pressione o pedal do freio três ou quatro vezes para bombear os freios e dê partida no veículo. Bombeie os freios novamente para garantir que o circuito do freio sangrou corretamente.

O que você precisa

  • Macaco de chão
  • Macaco
  • Chave de roda
  • Cremalheira
  • Conjunto de tomadas
  • Jogo de chaves de linha
  • Jogo de chaves
  • Martelo
  • Fluido para freios
  • Panos limpos
  • Tabuleiro
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