Como fazer um instrumento de chocalho

Escrito por sarah l. harrer | Traduzido por carla yoshida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um instrumento de chocalho
Use uma cabaça curada para criar um instrumento musical colorido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

As cabaças continuam a crescer em popularidade no mundo do artesanato, pois são versáteis e nunca haverá duas iguais. Por causa das suas formas, elas são ideais para serem usadas como instrumentos musicais, cestas e tigelas. Quando secas, têm a consistência de madeira, sendo possível de serem esculpidas e pintadas. Crie um chocalho a partir dela e decore-a de acordo com o seu gosto e a sua personalidade. Preencha-a com diferentes tipos de pequenos objetos para, ter uma variedade de sons.

Outras pessoas estão lendo

Seleção da cabaça

As cabaças podem ser encontradas em diferentes tamanhos e formas e escolher aquela que mais o agrada é um desafio. Um chocalho de cabaça deve ser duro. O com uma haste curta é perfeito para segurar e fazer música. Você pode usar uma garrafa de cabaça, também chamada de homem de neve ou garrafa chinesa, que tem um corpo com duas partes arredondadas e uma haste longa. Escolha a cabaça que não seja muito grande, pois assim será mais fácil de manuseá-la, e certifique-se de que ela seja pequena o suficiente para que possa fazer som ao ser preenchida com pequenos objetos.

Cabaça seca

As cabaças precisam estar secas e curadas antes de serem usadas como instrumentos musicais. As menores levam em torno de um mês para secarem, enquanto as maiores levam cerca de seis meses. Lave-as com uma solução de alvejante e água e coloque-as em um local de forma que elas não se toquem. Esse lugar deve ser fresco e bem ventilado e lembre-se de virá-las frequentemente e secá-las quando juntarem umidade. Você saberá que as cabaças já estão secas quando as sementes produzirem um som como o de um chocalho. Limpe o bolor com um desinfetante e um pano. Se você não tiver paciência de produzir sua própria cabaça, por causa do tempo de secagem, compre-as já secas nas lojas de artesanato ou on-line. Isso fará com que tenha uma grande variedade de cabaças para escolher.

Tingimento da cabaça

Depois de limpar o bolor com esponja plástica e desinfetante, a cabaça estará pronta para ser colorida ou tingida. Tinja-a com a cor da sua preferência, usando tinta para couro. Coloque-a em cima de jornal e aplique com um aplicador a cor sobre ela toda. Se quiser usar mais de uma cor, use um pincel para aplicar as diferentes cores. Lembre-se de aplicar a tinta em um local bem ventilado e usar luvas de borracha. Deixe as cabaças secarem por dois ou três dias antes de seguir para o próximo passo.

Criação do instrumento

Faça um pequeno furo na base da cabaça, em torno de 4 cm de diâmetro. Retire toda a semente ou a polpa remanescente. Coloque pequenos objetos que produzirão sons, como miçangas, bolas de gude, arroz e sementes. Coloque uma mão sobre o buraco e teste o chocalho, para ouvir que som está sendo produzido. Se estiver satisfeito com o som, coloque uma rolha no buraco da cabaça e apare-a com uma faca para artesanato, para que não fique tão notável. Pinte a cabaça com tinta de artesanato ou canetas coloridas. Faça impressões com os desenhos que você goste ou use um gravador de madeira para fazê-las. Finalize decorando com penas, miçangas e outros acessórios.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível