Instrumentos Cirúrgicos e Seus Usos

Escrito por veronica romualdez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instrumentos Cirúrgicos e Seus Usos
(Image by Flickr.com, courtesy of Jurek Durczak)

Muitas vezes, os instrumentos cirúrgicos são similares uns aos outros com apenas uma pequena diferença em suas características ou usos. Os instrumentos cirúrgicos são feitos para localizar a causa de um problema ou para tratá-los. Cada instrumento cirúrgico é desenvolvido para executar uma tarefa específica, tal como cortar ou fazer incisões, retrair, agarrar, fechar ou ocluir, dilatar ou sondar, drenar, aspirar, injetar ou infundir, suturar ou ligar.

Outras pessoas estão lendo

Tesouras

Tesouras são um dos principais instrumentos utilizados na cirurgia. Elas existem tanto com lâminas sem corte como com lâminas afiadas e lâminas retas ou curvas. Os dois principais tipos de tesouras são as de Mayo e Metzenbaum. A diferença entre as duas é que elas foram feitas para cortar tipos diferentes de tecidos. As tesouras são usadas principalmente para cortar e dissecar o tecido e para cortar suturas, roupas e curativos.

Pinça

Existem pinças em diversos formatos e tamanhos e elas são usadas para vários propósitos. Os três principais tipos de pinça são para curativo e tecido, pinças hemostáticas e pinça intestinal. A pinça é composta por duas peças salientes que podem ser retas ou curvas e são presas em uma extremidade com uma mola para mantê-las abertas. Pinças podem ter pontas lisas ou serrilhadas. Elas são usadas principalmente para segurar tecidos (segurar a pele) para a manipulação dos mesmos, para agarrar e segurar as tripas e a bexiga, para segurar o intestino e para apertar e manter fechados os vasos sanguíneos.

Porta-agulhas

O porta-agulhas, também conhecido como suporte de agulhas, é um instrumento que trava e é usado para prender e guiar a agulha seguramente quando suturando o tecido. O porta-agulhas é usado em todos os tipos de cirurgia e está disponível em vários estilos e tamanhos. O tamanho do porta-agulhas utilizado depende do tamanho da incisão que é feita.

Afastadores

Os dois principais tipos de afastadores são os de mão e os de auto-retenção. Eles possuem lâminas cortantes ou sem corte em cada extremidade para manter o tecido separado e são usados principalmente em cirurgia geral e cirurgia ortopédica. Afastadores são utilizados principalmente para afastar, expor ou segurar tecidos, músculos, órgãos ou ossos durante a cirurgia.

Bisturis

Bisturis vêm em vários tamanhos diferentes e são utilizados para fazer incisões durante a cirurgia. Este tipo de instrumento é conhecido como "cortantes", pois ele é usado para cortar ou fazer incisões. Eles possuem um cabo com lâminas removíveis, mas bisturis descartáveis também são fabricados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível