Instrumentos de corda de música barroca

Escrito por tia shamoon | Traduzido por ninah coracini
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Instrumentos de corda de música barroca
As harpas eram às vezes usadas em conjuntos barrocos (hands play instrument harp string music image by Paul Retherford from Fotolia.com)

A palavra "barroco" significa "pérola irregular, deformada ou imperfeita". Ela é usada em associação com a arquitetura e a música da Europa Ocidental entre os anos de 1600 e 1750. Famosos compositores barrocos como Johann Sebastian Bach, George Frideric Handel e Arcangelo Corelli são apenas alguns dos que compuseram música especialmente para os instrumentos utilizados durante o período barroco. Instrumentos dessa época consistiam de instrumentos de sopro, de cordas e teclados. Os de cordas do período barroco utilizavam cordas de tripa, diferenciando-os dos instrumentos modernos desse tipo, que usam metal.

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Família dos violinos

Dois importantes instrumentos incluídos na família do violino durante o período barroco foram a viola da gamba (antecessora do violoncelo) e a viola pomposa. A viola da gamba era uma viola-baixo tocada entre os joelhos com um braço com trastes normalmente com seis ou sete cordas graves longas. A viola pomposa era menor, tinha cinco cordas e era tocada debaixo do braço. Foi usada na música barroca para as passagens altas do violoncelo.

O alaúde

O alaúde tem um longo pescoço que contém cordas graves para dar um som mais profundo. Ele tem duas caixas de cravela com oito cursos na caixa principal e cinco na segunda caixa no pescoço curvado do instrumento. A teorba é um alaúde baixo que surgiu na França. Abriga 14 cursos de cordas, em vez dos 13 do alaúde. Outras variações da teorba são o chitarrone e o archlute.

A harpa

As harpas utilizadas durante o período Barroco tinha duas fileiras de cordas que produziam quatro oitavas e ficavam posicionadas verticalmente para o tampo. A harpa barroca evoluiu a partir de notas diatônicas para incluir notas cromáticas, tornando-se a harpa tripla. Ela continha duas linhas fora diatônicas de cordas com uma linha dentro de notas cromáticas. A harpa utilizada nesta época poderia ser arqueada, angular, ou enquadrada. Todas eram de uma forma triangular e ajustadas a uma escala de C-plana.

Outros

A lirone, ou lira da gamba, era popular na Itália durante o fim do século 16 e por todo o século 17. É um instrumento de cordas friccionadas e tocada entre as pernas, como o violoncelo. Pode ter entre nove e 14 cordas e era tocada para os picos emocionais em música dramática. Os jesuítas favoreciam a lirone nas igrejas católicas. A cítola usava fios de aço e bronze e tinha quatro conjuntos de cordas e era usada em baladas e música folclórica. A pandora era um instrumento popular inglês usado como um contrabaixo com sete conjuntos de cordas.

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