Instrumentos usados para determinar a direção do vento

Escrito por rob callahan | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instrumentos usados para determinar a direção do vento
Até mesmo uma simples bandeira é capaz de indicar a direção do vento (IN THE WIND image by brelsbil from Fotolia.com)

Você pode usar uma variedade de instrumentos para determinar a direção do vento. Em último caso, você poderia simplesmente levantar o seu dedo para sentir em que direção ele está, mas, caso precise de uma leitura mais precisa, pode tentar uma biruta ou um cata-vento. Estes e outros instrumentos são muito úteis e ajudam a determinar padrões do clima ou simplesmente medir as condições no momento.

Outras pessoas estão lendo

Birutas

As birutas são instrumentos muito básicos, que medem a direção do vento e fornecem uma ideia básica da intensidade dele. Este utensílio é uma peça tubular feita de tecido flexível e fica presa a uma haste. Quando não há vento o pano fica pendurado verticalmente. Porém, no momento em que o ar começa a passar através do tecido, a biruta se enche e faz com que as laterais dela expandam-se e separem-se. Isto resulta em uma aparência circular e cilíndrica, fazendo com que o instrumento se estique na posição horizontal. Tanto a haste quanto o chicote de fios, nos quais a biruta está presa, podem girar quando o vento muda de direção. Dessa forma, a orientação dela irá indicar a posição do vento.

Instrumentos usados para determinar a direção do vento
A biruta se levanta da posição vertical quando o vento sopra (windsock image by Jim Dubois from Fotolia.com)

Cata-vento

O cata-vento funciona de forma similar a uma biruta. Ao invés de um tecido tubular, este instrumento é feito colocando-se um polo horizontal no topo de um polo vertical. Eles são colocados juntos de forma que o de cima possa se mover independentemente da estrutura da base. O polo horizontal possui uma ponta vertical plana que reage à passagem do vento. Essa extremidade aplainada pode ter qualquer largura, espessura ou forma, como o formato de um galo, por exemplo. Quando o vento bate no lado plano da ponta, ele o empurra e faz com que o polo gire. Quando o polo roda paralelamente à orientação do vento, a área plana também fica paralela. Com isso, o ar se move pela ponta aplainada em qualquer um dos lados, sem que se tenha qualquer efeito na posição do polo.

Instrumentos usados para determinar a direção do vento
Um cata-vento tradicional inclui um galo ou uma superfície plana em outro formato qualquer (weather vane image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com)

Ventoinha

A ventoinha, que também pode ser chamada de cata-vento, é uma turbina no estilo moinho de vento, que gira perpendicularmente ao vento que sopra sobre ela. Como as birutas e os cata-ventos tradicionais, a ventoinha pode ser presa a uma base giratória. Isso permite que ela mude de direção de acordo com o ar e gire de frente para o vento que vem na direção dela.

Instrumentos usados para determinar a direção do vento
A ventoinha gira quando está de frente para o vento que vem na direção dela (pinwheel image by Wimbledon from Fotolia.com)

Anemômetro

O anemômetro é qualquer aparelho que mede a direção do vento e a intensidade dele. Pode ser simples, como os dispositivos descritos acima, ou pode ser uma complexa máquina operada por computador, que mede e grava os padrões do vento ao longo do tempo. Os anemômetros mais avançados são usados para auxiliar nos relatórios profissionais sobre o tempo e também no controle do tráfego aéreo. Esses instrumentos também são usados para monitorar as condições ideais para o lançamento de naves espaciais e como uma ferramenta de pesquisas em estações de energia eólica.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível