Instrumentos usados na dilatação e curetagem

Escrito por wanda thibodeaux | Traduzido por vivian rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Instrumentos usados na dilatação e curetagem
Curetas são os instrumentos primários de D&Cs; (surgical book image by JASON WINTER from Fotolia.com)

A dilatação e curetagem, também conhecida como D&C, é um procedimento cirúrgico feito no útero. É um processo relativamente comum, de acordo com o site Healthcentral. Mulheres normalmente o fazem para remover problemas uterinos como pólipos e cistos, mas ele também é usado para limpar o útero de materiais potencialmente infecciosos depois de abortos. Independente do motivo, os profissionais médicos usam os mesmos instrumentos no processo. Estes instrumentos controlam o cerviz / útero ou removem tecido.

Outras pessoas estão lendo

Espéculos, afastadores, dilatadores e tenáculos

Os médicos usam, pelo menos, quatro instrumentos para começar a D&C. Espéculos e retratores movem as paredes da vagina e do colo do útero, para fornecer uma melhor visão para o médico durante o procedimento. Normalmente, esses instrumentos têm duas faces e o médico expande os dois lados quando eles estão dentro da vagina. Embora o estiramento do colo do útero e da vagina possa ser um pouco desconfortável, estes instrumentos normalmente não causam dor, já que essa parte do corpo tem uma elasticidade natural. Se o espéculo e afastadores não conseguem abrir o colo do útero e da vagina sufucientemente, então, o médico também utiliza dilatadores para auxiliar. Por fim, ele pode usar uma pinça para agarrar fisicamente o colo do útero e puxá-lo.

Fórceps (Vulsellas)

Fórceps ovum e vaginal são instrumentos que se parecem um pouco com tesouras ou pinças. O médico utiliza esses instrumentos para agarrar material problemático ou suspeito do útero. Isto é especialmente útil, se o médico precisa remover tecidos específicos para testes de laboratório. O uso de fórceps, geralmente, precede a utilização da curetagem e elimina a necessidade de raspagem excessiva.

Histerômetro

O histerômetro, também conhecido como um uterômetro ou som uterino, é uma sonda. O médico usa este instrumento para ter uma ideia direcional de onde o útero está. Eles também utilizam o som em conjunto com exames físicos e palpitações, para determinar onde estão as anormalidades no útero, de acordo com a Universidade de Bonn e a Biblioteca Global de Medicina da Mulher.

Cureta

A cureta é o principal dispositivo de D&C. Ela é um instrumento de raspagem que remove suavemente as camadas de revestimento do útero. A remoção do tecido através desta raspagem e corte mínimo é o que qualifica um D&C como um procedimento cirúrgico. Curetas pode ser "embotadas" ou "afiadas", assim como qualquer outra faca – controlar a afiação da cureta torna menos provável que o médico fure o revestimento do útero, causando sangramento excessivo, de acordo com a Biblioteca Global de Medicina da Mulher. Os médicos costumam, portanto, usar várias curetas durante esse procedimento.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível