×
Loading ...

Instrumentos usados para medir a pressão do ar

Atualizado em 20 julho, 2017

Barômetro é qualquer instrumento que mede a pressão atmosférica. Há dois modelos básicos: o aneroide e o de mercúrio. Os aneroides contêm células que se expandem e contraem conforme a pressão do ar muda. A medida é feita por meio de uma agulha que fica presa a essas células. Os barômetros de mercúrio, por sua vez, utilizam as mudanças de nível do metal, que varia junto com a pressão do ar.

Grandes desvantagens do barômetro de mercúrio são seu tamanho e sua fragilidade (barometer image by Peter Baxter from Fotolia.com)

Barógrafo

O barógrafo é um tipo de barômetro aneroide. Esse dispositivo contém uma pequena e flexível cápsula de metal denominada "célula aneroide". Durante a fabricação desse equipamento, cria-se um vácuo que faz a célula contrair ou se expandir de acordo com as mudanças de pressão e, logo então, a célula é calibrada. As mudanças de volume movem um conjunto de alavancas, molas e, por fim, um ponteiro, que fica do lado de um cilindro que gira paralelamente a um papel de gráficos. Esse movimento faz o ponteiro desenhar um gráfico, no papel, que indica o aumento e a diminuição da pressão.

Loading...

Barômetro simples tipo relógio

Há um outro tipo de barômetro aneroide, bem simples, que se parece com um relógio. Ele funciona que nem o barógrafo, mas seu ponteiro se move sobre um disco, da direita para a esquerda, em padrões semicirculares.

Barômetros de mercúrio

O barômetro de mercúrio tem um grande tubo de vidro, cheio de mercúrio, que fica de ponta-cabeça dentro de uma tigela denominada "cisterna". Um vácuo é criado na parte de cima do tubo conforme o metal adentra a cisterna. Esse vácuo exerce pouca ou nenhuma pressão nas adjacências, e é a pressão do ar que mantém a coluna de mercúrio elevada. Quando a pressão atmosférica a puxa para baixo, que é para dentro da cisterna, ela reage e exerce a mesma quantidade de pressão no mercúrio em seu interior. O nível do metal, portanto, indica a pressão total exercida pelo ambiente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...