×
Loading ...

Instrumentos utilizados na sala de parto

Atualizado em 17 abril, 2017

Cada equipe de médicos e enfermeiros que trabalha na sala de parto deve ter acesso imediato a uma vasta gama de instrumentos médicos. Dar à luz a uma criança traz a possibilidade de inúmeros desafios, e fica mais difícil controlar situações inesperadas se esses equipamentos não estiverem disponíveis. A sala de parto deve estar preparada para o nascimento de um bebê que esteja de cabeça, de bumbum ou de modo transversal.

Os instrumentos da sala de parto incluem um kit de um obstetra (birth of a baby image by Steve Lovegrove from Fotolia.com)

Monitor fetal

Os monitores fetais são utilizados durante a gravidez e o trabalho de parto para detectar a tensão através de uma observação cuidadosa da frequência cardíaca do bebê. Os tipos de monitores incluem o monitor doppler fetal, que usa o ultrassom; um estetoscópio fetal, que é uma espécie de primo em forma de trompete do estetoscópio comum colocado diretamente no abdômen; um monitor de telemetria, que utiliza transmissores para transmitir informações e um monitor fetal interno, para nascimentos de alto risco.

Loading...

Ventosa

Uma ventosa é bastante usada para ajudar no nascimento de um bebê. Esse dispositivo é um tipo de "aspirador" com uma ventosa que se prende a cabeça do bebê. Não é necessário aplicar anestesia durante o procedimento. A ventosa não é utilizada quando o bebê está de bumbum ou em transversal.

Fórceps

Os fórceps obstétricos são geralmente usados ​​para auxiliar no nascimento de um bebê quando a ventosa não fizer efeito. Os fórceps têm alças como de tesouras que se estendem até as extremidades curvas e longas como espátulas que são colocadas em cada lado da cabeça do bebê. Também será administrado um anestésico. Esse instrumento pode ser usado durante momentos de aflição do bebê ou da mãe, quando não for aconselhável fazer muita força por qualquer motivo, ou quando o bebê não puder nascer apenas com o esforço da mãe.

Cureta

Uma cureta é geralmente utilizada durante procedimentos ginecológicos gerais, mas pode ser usada na sala de parto como resultado de um aborto espontâneo. Essa ferramenta manual de raspagem pode ter uma extremidade circular ou estreita em forma de colher e é utilizada para remover tecidos do corpo.

Kit cirúrgico

É fornecido um kit cirúrgico de um obstetra para todas as salas de parto. Um kit completo conterá instrumentos cirúrgicos, todos os medicamentos necessários, equipamentos de reanimação e esterilização, materiais reutilizáveis ​​e outros equipamentos médicos. Os kits incluirão uma tesoura de Mayo de aço ou titânio e pinças de Kelly para cortar e fixar o cordão umbilical, além de bulbos de sucção para secreções nasais ou orais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...