Mais
×

Como integrar canteiros elevados à paisagem de seu jardim

Atualizado em 21 novembro, 2016

Elevar seus canteiros ajuda a criar a drenagem adequada em um jardim com solo pobre ou problemas de drenagem. Você pode desenhar canteiros elevados de modo a fornecer pontos focais interessantes ou dimensões a sua paisagem. Através da mescla de canteiros elevados com o resto da paisagem, é possível criar uma aparência natural que contribui para a fluidez do jardim como um todo. Integre os canteiros elevados usando elevações graduais que homogenizam a estética do ambiente.

Instruções

Canteiros elevados facilitam o manuseio e cuidado de flores mais delicadas (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Inspecione seu jardim em busca de rampas naturais ou áreas elevadas. A criação de canteiros elevados nestas áreas irá ajudar com a drenagem e manter a aparência natural da paisagem. Use sua região como modelo para a escolha de matéria orgânica a ser usada para encobrir as bordas de seus canteiros. Paisagens rochosas permitem o uso de pedras de variados tamanhos, e áreas com muitas árvores são ideais para o uso de bordas de troncos.

  2. Escolha um local dentro de seus canteiros para construir um canteiro elevado, caso você possua um jardim muito plano. Ao construir o canteiro em meio às flores já existentes, você cria a aparência de um jardim com diferentes níveis de elevação. Plante flores altas em frente ao canteiro para ocultar as bordas do mesmo.

  3. Construa a moldura de seu canteiro. Para descobrir como construir molduras, visite o endereço listado na seção 'Recursos'. Cave uma trincheira no local grande o suficiente para comportar a moldura. Preencha o canteiro com ao menos 15 cm de substrato.

  4. Plante plantas nativas ou oriundas de seu próprio jardim. Certifique-se de o substrato e as plantas utilizadas são compatíveis.

  5. Firme as laterais de seu canteiro com camadas de solo; nestas, você pode plantar vegetais ornamentais de menor tamanho para ocultar a moldura e homogeneizar a paisagem ao redor de seu canteiro elevado.

  6. Empilhe madeira ou pedras ao redor de sua moldura, baseando-se na paisagem natural dos arredores de sua região. Você pode ocultar os limites do canteiro ao empilhar troncos ou rochas na mesma altura do canteiro.

Dicas

  • Use materiais naturais em seu jardim para ocultar a moldura, como grandes galhos ou troncos.

Aviso

  • Evite plantar árvores e arbustos grandes em seu canteiro elevado, pois as raízes destes são geralmente grandes demais para o espaço onde estão contidos.

O que você precisa

  • Pedras
  • Troncos
  • Moldura
  • Substrato
  • Plantas
  • Madeira
  • Galhos
  • Ramos
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article