on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar internet grátis no celular

Foi-se o tempo em que era preciso estar em casa, na escola ou no trabalho para poder acessar a internet. As plataformas móveis (smartphone, laptop e tablet), aliadas às redes de internet sem fio, tornaram a navegação muito mais dinâmica e interessante. Hoje, com um celular, é possível entrar de cabeça no mundo das informações e do entretenimento online. Em alguns casos, nem é preciso ter uma conta de acesso à internet: basta habilitar seu aparelho e procurar uma área que ofereça o serviço de Wi-Fi gratuitamente. Saiba como fazer para navegar de graça com o seu celular.

Instruções

Smartphones são uma ótima opção para acesso à internet (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

    Como acessar a internet pelo celular

  1. A primeira providência é adquirir um smartphone. Essa é a nomenclatura usual para denominar os aparelhos celulares com capacidade para acessar a internet. Somente com eles é possível obter um acesso à rede (equipamentos mais antigos ou mais simples não oferecem essa possibilidade). Atualmente, com o barateamento da tecnologia, eles estão cada vez mais acessíveis, sendo vendidos a preços razoáveis. Caso ainda não tenha o aparelho, pesquise bastante para escolher o que mais combina com o seu gosto e as suas necessidades.

    Loading...
  2. Já possui um smartphone? O próximo passo é mantê-lo habilitado para receber sinais de internet. Isso pode ser feito acessando os ícones "Propriedades" ou "Configurações", dependendo da marca do seu aparelho. Em seguida, basta procurar o item "Internet", "Conexão" ou "Wi-Fi" (os nomes também mudam, de acordo com o celular) e acioná-lo. Esse é o primeiro passo e o mais importante para que você possa acessar a internet assim que entrar em um ambiente com conexão sem fio.

  3. Com o aparelho já habilitado, é o momento de procurar algum lugar que ofereça conexão gratuita. Em geral, hotéis, bares e restaurantes oferecem o serviço para os seus clientes. Mas nos últimos anos, o número de estabelecimentos comerciais e de serviços que oferecem internet sem fio é cada vez maior: supermercados, lojas de departamentos, shopping centers, universidades e até mesmo o transporte público de várias cidades brasileiras já estão devidamente conectados. Espaços públicos, como praças, avenidas e calçadões nas orlas marítimas, também se encaixam nessa lista.

  4. Encontrou o local que oferece a conexão Wi-Fi gratuita? Então este é o momento de entrar em ação. Comece escolhendo alguma operação online (como acessar e-mail ou abrir algum site qualquer). Ao fazer isso, seu aparelho apresentará uma lista de servidores de internet sem fio, referentes à região onde você está localizado no momento. O primeiro da lista é, via de regra, o que você deve escolher. Em algumas ocasiões, a conexão é ativada automaticamente, mas, na maioria dos casos, é exigida uma senha. Esse código de acesso pode estar exibido em algum mural de informações.

Loading...

Dicas

  • Ao acessar a internet sem fio pela primeira vez em um determinado local, em geral é preciso utilizar a senha. No entanto, ao retornar a este mesmo ponto, em outra ocasião, a conexão será feita automaticamente sem que seja necessário digitar novamente o código de acesso. Assim, se você utilizar o Wi-Fi de um hotel hoje, você não precisará mais da senha quando retornar tempos depois. Isso, claro, se o estabelecimento continuar mantendo o serviço gratuito e não alterar a senha nesse meio tempo.

Aviso

  • Acessar a internet exige muito mais energia do seu aparelho celular do que operações off-line. Por isso, fique atento à capacidade da bateria e, se possível, esteja sempre com o seu carregador por perto. Desta forma, poderá acessar a rede mundial tranquilamente, sem se preocupar com a possibilidade de o seu smartphone ficar totalmente descarregado no meio do processo. Caso não consiga recarregá-lo, experimente desabilitar a conexão via 3G: a internet ficará mais lenta, mas a energia irá durar um pouco mais.

O que você precisa

  • Smartphone

Referências

Loading ...
Loading ...