×
Loading ...

Como interpretar um balancete de verificação

Atualizado em 23 março, 2017

Os contabilistas definem o balancete como uma ferramenta para apontar qualquer erro inerente aos balanços financeiros. Parte importante do ciclo contábil, ela é usada para atestar se todas as entradas das contas da empresa estão inseridas corretamente e se estão em equilíbrio. Todas as contas de débito devem ser equivalentes às de crédito. Balancetes são elaborados ao término de um período contábil. São feitos para as contas de contabilidade geral, antes e depois de se ajustar as entradas e, novamente, após as entradas de fechamento das contas. Veja como interpretar o balancete.

Instruções

O balancete de verificação atua como um filtro e ajuda a identificar possíveis erros contábeis (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

    O balancete preliminar

  1. Componha o balancete após introduzir todas as entradas das contas contábeis da empresa e calcular o saldo referente a cada uma delas. Este saldo é o resultado final da adição de todos os débitos na conta e subtração de todos os créditos. Assim, o balancete preliminar é uma relação de todas as contas e saldos de uma planilha antes de terem sido efetuadas quaisquer correções administrativas.

    Loading...
  2. Configure a planilha, intitule a primeira coluna de "conta" e liste todos os nomes e contas e números de contas nesta coluna. Nomeie a segunda coluna como "débito" e a terceira coluna como "crédito". Insira o saldo de cada conta com um saldo devedor (positivo) na coluna dois, ao lado no nome e número da conta. Introduza o saldo de cada conta credora (negativa) na coluna três, igualmente ao lado do nome e número correspondente a cada uma. Adicione todos os saldos na coluna de débito e escreva o total na parte inferior da coluna. Repita o processo com a coluna de crédito.

  3. Compare o resultado da coluna de débito com o saldo da coluna de crédito. Eles devem ser idênticos. Se sim, o balancete está em equilíbrio. Caso contrário, existe um erro. Para identificá-lo, primeiro verifique a adição de cada coluna. Se as colunas tiverem sido somadas corretamente, analise se cada montante foi lançado acertadamente na sua respectiva coluna. Em outras palavras, certifique-se de que nenhum débito tenha sido, erroneamente, enviado à coluna de crédito e vice-versa. Se todas as contas estiverem devidamente lançadas, retorne para cada conta e analise se existem erros de lançamento em todas as contas de débito e crédito, sempre conferindo o saldo total de ambas. Quando todos os erros tiverem sido retificados nas contas individuais, toda a planilha será corrigida e o balancete entrará em equilíbrio.

Loading...

Aviso

  • A elaboração do balancete de verificação irá apontar qualquer conta que esteja fora de equilíbrio. Contudo, ainda é possível que haja erros na contabilidade geral, mesmo que as contas apresentam o mesmo saldo. Desse modo, o balancete não encontrará equívocos que tenham sido cometidos durante um lançamento mal efetuado de uma determinada despesa, por exemplo.
Loading ...
Loading ...