Como interpretar os dados do CPAP

Escrito por scott knickelbine | Traduzido por ricardo torres iupi
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como interpretar os dados do CPAP
Bebê dormindo bem (sleep sleep image by Vanessa van Rensburg from Fotolia.com)

A maioria das máquinas CPAP mais recentes gravam uma grande quantidade de dados sobre os padrões de sono dos pacientes que as utilizam. Estas informações são geralmente gravadas em um cartão de memória que o paciente pode levar ao médico ou ao consultório do terapeuta respiratório; algumas máquinas relatam os dados diretamente por uma rede sem fio. Embora cada modelo CPAP registre um conjunto ligeiramente diferente de informação, existem algumas peças básicas de dados que aparecem em todos os relatórios. Essas informações ajudam os terapeutas a dizer se o paciente está cumprindo o tratamento ou se a máquina ou máscara CPAP precisa de ser ajustada.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Relatório dos dados do CPAP

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Olhe para os dados para avaliar se o paciente está realmente seguindo o regime de tratamento dele. A maioria dos relatórios mostram tanto as horas totais de uso quando o total de dias por um determinado período. Se o total de dias de utilização é menor do que o período de tempo prescrito, indica que o paciente está ignorando a terapia CPAP; se o número total de horas de uso dividido pelos dias de uso é igual ou menor a seis, isso pode indicar que o paciente está removendo a máscara em algum momento durante a noite.

  2. 2

    Revise os dados de apneia/hipopneia para julgar a eficácia do tratamento. O índice de apneia/hipopneia, ou IAH, é uma média horária de quantas vezes o paciente para de respirar ou não está inalando plenamente. Um IAH superior a 5 é uma indicação de que o tratamento não está sendo eficaz, ou a máquina de CPAP não está fornecendo a pressão adequada, ou não está devidamente equipada. O relatório também pode mostrar a duração média dos episódios de apneia/hipopneia.

  3. 3

    Observe os valores pressóricos para indicar quanta pressão o paciente necessita para evitar episódios de apneia. Os modelos mais recentes de CPAP adaptam a quantidade de pressão que o paciente recebe de acordo com os dados da taxa de respiração. Esta pressão é normalmente expressa tanto como uma pressão média (em cm/H2O) ou como uma pressão percentil. A pressão percentil é a porcentagem do tempo em que você manteve aquele valor pressórico. Por exemplo, se o relatório mostra uma pressão de 90 percentil de 11, isso significa que 90 por cento do tempo em que você estava usando o CPAP, você estava recebendo 11 cm/H2O de pressão ou menos. Se essas pressões estão perto da pressão máxima à qual a máquina está ajustada, isso pode ser uma indicação de que o paciente necessita de uma pressão máxima maior.

  4. 4

    Verifique informações de vazamento para determinar o ajuste apropriado da máscara. É necessário que escape uma certa quantidade de ar da máscara CPAP para evitar que o paciente inale o mesmo ar; no entanto, um vazamento muito grande indica que o paciente não está recebendo uma pressão de ar correta. O relatório mostra tipicamente os dados de escape em l / min, tanto como uma média ou como um percentual. Também pode mostrar quanto tempo foi gasto em um vazamento excessivo da máscara.

Dicas & Advertências

  • Seu terapeuta respiratório normalmente pode imprimir um relatório de informações feito exclusivamente para os pacientes, oferecendo definições de termos desconhecidos.
  • Se você não compreender a informação em seu relatório, discuta-o com o seu terapeuta. Se o relatório mostra dados anormais, a única maneira de determinar o que está acontecendo é discutindo a sua experiência de sono com seu terapeuta.
  • Embora os dados do CPAP possam proporcionar uma terapia eficaz, eles não fornecem informações suficientes para mudar um diagnóstico ou os valores pressóricos prescritos. O médico ou o terapeuta precisam discutir os dados com o paciente para ser plenamente capaz de interpretá-los.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível