×
Loading ...

Como interpretar gráficos de crochê

Atualizado em 17 abril, 2017

Se, para você, interpretar uma receita de crochê é o mesmo que aprender uma nova língua, uma alternativa mais fácil seria acompanhar um gráfico. Muito parecido com os de ponto-cruz, esses gráficos de crochê utilizam símbolos para representar o tipo de ponto a ser trabalhado. Poderá demorar um pouco até você se acostumar a ler um gráfico, mas haverá menos probabilidade de não saber onde terminou uma carreira, por exemplo. Isso muitas vezes acontece quando se acompanha uma receita escrita. Assim, o gráfico é a maneira ideal dos iniciantes aprenderem crochê, sem ficarem sobrecarregados pelas abreviaturas contidas nas instruções.

Instruções

Os gráficos de crochê são escritos em papel milimetrado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Encontre uma receita que tenha um gráfico. Também é possível escrever as instruções resumidas em um gráfico, quando você estiver familiarizado com os símbolos.

    Loading...
  2. Veja a lista de nomenclaturas na receita. Ela enumera todos os pontos utilizados para fazer a peça. A lista de nomenclaturas indica a correspondência dos pontos de crochê a um determinado símbolo no gráfico.

  3. Localize o início da receita no gráfico. O início poderá estar marcado com uma seta ou definido nas instruções.

  4. Crochete a primeira carreira como mostrado no gráfico. Acompanhe os símbolos da primeira carreira da esquerda para a direita. A segunda carreira é lida da direita para a esquerda, quando você virar a peça. A carreira seguinte é lida como a primeira, ou seja, da esquerda para a direita. A quarta carreira é lida como a segunda, ou seja, da direita para a esquerda. E assim continua a alternância de carreiras até o final.

  5. Sempre verifique a lista de nomenclaturas com o gráfico, para que nenhum ponto seja perdido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...