on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como interpretar a maleta de Pulp Fiction: Tempo de violência

Atualizado em 17 abril, 2017

O filme Pulp Fiction: Tempo de violência, lançado em 1994 e dirigido por Quentin Tarantino, é um drama que gira em torno de uma maleta misteriosa. Ela pertence ao criminoso Marsellus Wallace, que envia dois homens para recuperá-la de três homens que a possuem. Apesar da importância do conteúdo da maleta para a trama, ele nunca é revelado. Isso gerou inúmeras teorias sobre o conteúdo e sua função, algo que Tarantino nunca revelou.

Instruções

Pulp Fiction: Tempo de violência se tornou um clássico desde seu lançamento em 1994 (Stephen Shugerman/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Assista o filme, caso nunca o tenha feito. Talvez seja interessante assisti-lo diversas vezes para captar certos detalhes ou criar uma teoria própria sobre o conteúdo da maleta.

    Loading...
  2. Assista o filme fingindo que há ouro na maleta. Essa é uma das interpretações mais simples para o conteúdo dela. A presença de ouro ou algo de valor semelhante como dinheiro explica a importância da maleta para Marsellus e o por que dele ter enviado seus capangas para recuperá-la. A pasta exibe uma luz dourada a todos que a abrem, o que pode ser interpretado como um reflexo de barras de ouro.

  3. Assista o filme com a ideia de que a maleta contém a alma de Marsellus Wallace. Nessa interpretação, os três homens que possuem a maleta são serventes simbólicos do diabo, a quem Marsellus vendeu sua alma. Jules e Vincent servem como mensageiros protegidos das armas dos homens por alguma força divina. A combinação da trava da maleta é "666", o que suporta essa interpretação.

  4. Assista o filme com a ideia de que a maleta é um símbolo para o estoicismo masculino. O exterior escuro dela esconde um "coração de ouro" no interior, assim como os homens do filme. Essa interpretação foi apresentada pela autora Susan Fraiman, que argumente que no decorrer o filme, os personagens masculinos buscam se livrar da imagem rígida que passam. Essa teoria é suportada pelo fato do personagem Jules tentar se livrar de sua concha estoica, mas no fim mantém a maleta e continua simbolicamente preso em seu exterior violento.

  5. Assista o filme considerando a maleta um puro dispositivo da história. Essa ideia simples significa que a maleta foi criada apenas para dar continuidade a história, sem ter nenhuma importância por si só. Essa análise significa que o conteúdo da maleta não apenas não é descoberto como também é irrelevante. O que conduz a história é o fato dos personagens acreditarem que o conteúdo é valioso. Isso também torna o conteúdo variável de acordo com a imaginação do público.

Loading...

Dicas

  • Não existem interpretações erradas sobre a maleta. Existem apenas ideias mais populares do que outras.

O que você precisa

  • Cópia do filme Pulp Fiction: Tempo de violência

Referências

Loading ...
Loading ...