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Como interpretar a mudança de cor do óleo de câmbio automático

Atualizado em 20 julho, 2017

O óleo do câmbio automático às vezes muda de cor. Apesar do fluido ainda estar bom, uma mudança na cor é tipicamente um mau sinal e deve ser investigado prontamente. Geralmente o que acontece é que o óleo fica superaquecido e se decompõe. Isto pode causar mais superaquecimento e mais decomposição do fluido, aparentemente um beco sem saída. Quanto mais o óleo aquece, mais rápida a decomposição. Esta é a causa mais comum de falha no câmbio.

Instruções

Se seu óleo de câmbio automático mudar de cor, você pode ter um problema na marcha (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Remova a vareta medidora. Cheque a cor e o cheiro do óleo na vareta.

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  2. Perceba antes que o óleo do câmbio agora vem em cores diferentes. Costumava ser um avermelhado claro, mas agora esta é apenas uma das cores usadas. Se você acabou de trocar o fluido e a cor mudou, a oficina deve ter usado uma marca que possui cor diferente. Mas você talvez queira checar isso com o estabelecimento.

  3. Certifique-se de que o óleo esteja limpo e não possui odor. Os fluidos normais terão cores como vermelho, verde ou azul, mas devem ser cristalinos. Isto quer dizer que o óleo de câmbio está bom. Verifique-o com regularidade para reparar mudanças.

  4. Fique atento ao fluido se ele estiver mais escuro do que o normal ou ficar com um leve cheiro. Isto ainda pode acontecer com o óleo bom, então uma pequena mudança ainda é razoável. Por outro lado, ele pode estar nos primeiros estágios de decomposição. Verifique com frequência para determinar qual é o caso.

  5. Substitua o líquido imediatamente se estiver mais do que um pouco escurecido e tiver mais do que um pouco de cheiro de queimado. Isso indica que o fluido está decomposto em algum grau. Quanto mais escuro e pior o cheiro do óleo, mais estragado ele está. Se estiver quase preto com um cheiro bem forte de queimado, seu câmbio pode já estar arruinado; leve para um mecânico.

  6. Verifique se há vazamento da refrigeração no óleo. Isso é indicado pela cor sendo leitosa/turva, o que significa que uma tampa interna está vazando e deixando o arrefecedor cair no câmbio. Esse problema deve ser consertado imediatamente.

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Dicas

  • Sempre substitua a vareta medidora depois de checar o óleo de câmbio.

Aviso

  • Preste atenção, a maioria dos serviços de câmbio apenas drenam e abastecem uma porção do fluido. Assim é o serviço comum que você obterá se pedir que "troquem o óleo de câmbio". Para drenar e trocar todo o fluido será necessário um serviço pelo qual você deve pedir especificamente e irá custar mais caro. Se seu óleo estiver ruim e você for na oficina para trocá-lo, certifique-se de pedir esse último serviço.

Referências

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