×
Loading ...

Como interpretar peças de teatro

Atualizado em 17 abril, 2017

O teatro existe há milhares de anos, ainda assim a plateia nunca se cansa de assistir peças clássicas e originais. Os grandes teatros apresentam as lutas inerentes da humanidade. Para adquirir conhecimento e entendimento sobre a sociedade e si mesmo, as pessoas devem saber interpretar apropriadamente o que viram na peça. Não é tão difícil quanto parece entender dramas e comédias complicadas.

Instruções

Sente-se e preste atenção (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Leia a peça antes de vê-la. Isso permite que os personagens e suas histórias entrem em sua mente. Também oferece tempo para que possa imaginar o mundo da peça antes que ele seja apresentado a você. Decida se é um conto que possui moral ou algum conselho ou aviso sobre algo. Identifique o herói da história e descubra o que faz dele um herói.

    Loading...
  2. Esqueça preconceitos sobre a peça antes de vê-la. Talvez você tenha estudado Hamlet na escola há alguns anos e agora o verá por vontade própria. Tente esquecer os filmes que já viu sobre a peça e vá de mente aberta. Talvez veja algo que nunca imaginou que estaria lá. A interpretação é um processo pessoal, então não permita que sua mente seja afetada por conceitos prévios.

  3. Procure simbolismo na peça. Imagens como flores, sangue, cartas e espadas podem ter significados mais profundos. Em "Um Bonde Chamado Desejo" de Tennessee Williams, a personagem Blanche coloca um papel quebra-luz em uma lâmpada porque ela acha vulgar deixá-la descoberta. Ela diz querer mágica e a lanterna oferece isso à ela. Esse sentimento vai direto para o coração de Blanche, porque ela passou a vida em um mundo de fantasias. Esse mundo foi destruído. A lanterna representa a luta de Blanche com ela mesma, seu passado e sua inabilidade de reconciliá-los.

  4. Procure temas na peça. Em Hamlet, o personagem principal não toma nenhuma ação contra o homem que matou seu pai até o final da peça. Entretanto, ele diz para seu amigo: "A prontidão é tudo". Esse é um tema da peça. O Hamlet diz que um homem deve estar sempre pronto para agir quando a honra está em jogo. No final, Hamlet não age rápido o suficiente e morre, mas não antes de finalmente matar o homem que matou seu pai. O tema funciona como uma janela pela qual podemos ver os personagens. Outros temas são amor, medo, amizade, fé e a passagem de tempo. Procure o tema da peça e pergunte-se como os personagens estão relacionados à ele.

  5. Pesquise o período de tempo no qual a peça foi escrita. Compare os temas e os personagens às normas sociais da época. Shakespeare passou por situações que escritores modernos nunca tiveram de passar. Muitas de suas peças não poderiam fazer declarações políticas, a menos que fossem a favor da Rainha Elizabeth. É possível encontrar referências à beleza dela nas peças de Shakespeare se procurar minuciosamente. Os escritores modernos podem dizer praticamente tudo que quiserem. Entender as restrições artísticas e sociais do escritor pode oferecer uma visão melhor da peça.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...