Como interpretar o teste da casa-árvore-pessoa

Escrito por jaime coyne | Traduzido por marcelo couto
Como interpretar o teste da casa-árvore-pessoa

Os candidatos são convidados a desenhar imagens de uma casa, uma árvore e uma pessoa em folhas de papel separadas

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

O teste da casa-árvore-pessoa pode ser uma maneira eficaz de avaliar crianças, pessoas com danos cerebrais e pessoas com habilidade de se comunicar limitada por causa de desordens de personalidade. Um teste de personalidade projetiva exige que o candidato desenhe uma casa, uma árvore e uma pessoa. Em seguida, o teste é usado como medida de autopercepção, perspectiva e, às vezes, danos cerebrais. As interpretações do teste são subjetivas e vagamente baseadas em um conjunto de princípios básicos.

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Papel
  • Lápis

Lista completaMinimizar

Instruções

    Interpretações da casa

  1. 1

    Note o tamanho da casa: uma casa pequena representa renúncia da vida em família, enquanto que uma casa grande significa que a pessoa é dominada pela família.

  2. 2

    Observe as paredes da casa: linhas fracas representam fragilidade no ego, enquanto que linhas fortes significam a necessidade de fortalecer laços.

  3. 3

    Determine a quantidade de detalhes feitos no telhado: quanto mais detalhado, mais a pessoa se concentra em fantasias, enquanto que um telhado incompleto significa evasão de ideias grandiosas.

  4. 4

    Note a inclusão de janelas, portas e calçadas, que indicam abertura para interagir com outras pessoas.

  5. 5

    Perceba a inclusão de arbustos, sombras, persianas, barras e cortinas, que indicam a hesitação de uma pessoa em se abrir para os outros.

    Interpretações da árvore

  1. 1

    Note o tamanho do tronco: um tronco pequeno representa um ego fraco, enquanto que um tronco largo significa um ego grande.

  2. 2

    Observe se o tronco é dividido ao meio, o que indica uma divisão na personalidade.

  3. 3

    Determine quais tipo de galhos foram desenhados: ramos individuais ou galhos pequenos representam dificuldade de comunicação com os outros, galhos grandes significam muita conexão com os outros, galhos pontudos indicam hostilidade e galhos mortos representam desolação.

  4. 4

    Note se as folhas estão incluídas: desenhar folhas representa sucesso em se conectar com outras pessoas, enquanto uma árvore sem folhas significa vazio e folhas soltas indicam falta de amparo.

  5. 5

    Distingua os detalhes das raízes da árvore: enquanto raízes normais representam uma pessoa consciente, a falta de raízes significa instabilidade, raízes exageradas indicam obsessão em examinar a realidade e raízes mortas representam sentimentos removidos completamente da realidade.

    Intepretações da pessoa

  1. 1

    Note a posição dos braços: braços abertos representam uma inclinação a se conectar com os outros, braços fechados significam hostilidade e braços soltos indicam falta de proteção.

  2. 2

    Observe a posição das mãos: dedos apontando e punhos fechados representam hostilidade, enquanto que mãos escondidas ou com luvas significam tendências antissociais.

  3. 3

    Preste atenção nos detalhes das pernas e dos pés: figuras cortadas pela parte inferior do papel representam impotência, enquanto que pés grandes e pequenos significam necessidade de uma estabilidade maior.

  4. 4

    Determine os detalhes da boca: uma boca grande ou aberta representa dependência, uma boca fechada significa rejeição de necessidades e uma boca traçada ou com dentes indica hostilidade verbal.

  5. 5

    Perceba o quão detalhado o rosto é: o uso de expressões faciais detalhadas indica uma pessoa com necessidade de se retratar de uma maneira aceitável.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media