Conhecimento

Como interpretar o que um versículo da Bíblia quer dizer

Escrito por robert russell | Traduzido por rodrigo castilhos
Como interpretar o que um versículo da Bíblia quer dizer

Procure versículos bíblicos semelhantes para ajudar a interpretar seus significados

NA/Photos.com/Getty Images

A exegese bíblica – hermenêutica – dedica-se à interpretação das sagradas escrituras. Os fundadores da Igreja se preocupavam com a interpretação das Escrituras. A hermenêutica é um método de interpretação de textos que surgiu no início do século 19. Originalmente, ocupava-se apenas com os textos bíblicos. Às vezes, o significado de um versículo ou passagem da Escritura parece simples e direto, porém, outras vezes, pode parecer ambíguo e confuso; ou seja, pode parecer que um versículo bíblico tem um significado, mas uma leitura atenta geralmente revela vários outros.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Leve em consideração o contexto do versículo. Analise-o juntamente com o livro da Bíblia no qual ele se encontra. Por exemplo, o Evangelho de João tem um contexto diferente de um versículo do Livro de Isaías, que é um livro profético do Antigo Testamento. Ele trata do cativeiro babilônico dos israelitas, da separação de Israel e Judá, da turbulência política da época e da crença na vinda do Messias. O Evangelho de João é um livro escrito sob a ocupação romana. O ponto de partida do livro é que Jesus é o Messias que veio, morreu e ressuscitou.

  2. 2

    Pesquise a base social e histórica que compõe o contexto do versículo e do livro da Bíblia. Muitos teólogos e leigos enfatizam o caráter atemporal ou eterno do significado bíblico; no entanto, a compreensão do contexto histórico e político no qual o versículo foi escrito ajuda na interpretação do seu significado. Visite a biblioteca da sua cidade e consulte livros sobre a história e cultura bíblica. Fontes onlines que tratam de diferentes aspectos da história, política e cultura bíblica também estão disponíveis. Duas delas são archaeologicalstudybible.com e biblestudytools.com.

  3. 3

    Leia várias traduções diferentes do versículo. Elas apresentam diferentes perspectivas que ajudam a entender o significado dessa passagem bíblica. Pesquise as origens etimológicas das palavras e conceitos principais do versículo usando um dicionário hebraico ou grego. A versão tradicional inglesa da Bíblia é a King James Version, que apareceu pela primeira vez em 1611. Outras traduções importantes incluem a American Standard Version (1901), a The New International Version (1973), a New King James Version (1982) e a English Standard Version (2002). Essas traduções, bem como dicionários de hebraico e grego, estão disponíveis nas seções religiosas das grandes livrarias, como a Barnes e a Noble.

  4. 4

    Veja como o versículo foi interpretado historicamente pelos fundadores da Igreja ou outros teólogos. Alguns dos mais importantes, cujos escritos moldaram o desenvolvimento do cristianismo, incluem Policarpo, Tertuliano, Inácio, Orígenes, Clemente e Santo Agostinho. Procure os escritos dos fundadores da Igreja nas seções filosóficas e religiosas das principais livrarias e bibliotecas. Também é possível encontrá-los na internet.

  5. 5

    Consulte outros versículos das sagradas escrituras que tratam de tópicos iguais ou similares. Por exemplo, no Sermão da Montanha do Evangelho de Mateus, Jesus diz: “Não deves jurar sem cumprir, mas tens de pagar os teus votos ao Senhor”. Jesus faz referência tanto a Levítico 19:12, onde Deus ordena aos hebreus: “E não deveis jurar mentira em meu nome”, quanto a Números 30:2, que expressa uma ordem semelhante. Adote uma aproximação sistemática para localizar versículos semelhantes relacionados. Essa abordagem considera cuidadosamente todos os locais da Bíblia relacionados ao tema do tópico que está sendo interpretado. Algumas Bíblias têm um índice simples que faz referência aos temas. Sites online como o Bibletopics.com são um recurso útil para estudar sistematicamente os temas atuais na Bíblia.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media