on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como usar um interruptor para controlar uma tomada e uma luminária

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os interruptores de parede vêm em diferentes tipos, desde os comuns de ligar e desligar, até reguladores da intensidade e dispositivos com sensores. Normalmente são usados para controlar luminárias, mas podem ser reconfigurados para controlar qualquer aplique ou tomada. O processo de montagem nesses casos é mais difícil, mas pode ficar mais fácil com o uso de certas ferramentas. As instruções deste guia assumem que o interruptor e a luminária já estão instalados.

Instruções

As tomadas de parede são relativamente fáceis de instalar (electric outlet 2 image by Dawn Williams from Fotolia.com)

    Instalando a tomada

  1. Trace os fios do interruptor. Estes normalmente vão desde o aplique no teto, através da parede, em direção ao interruptor. Localize os fios adequados no interruptor. Deve ter um positivo, um negativo e um fio-terra. Pode haver mais se o dispositivo controlar mais de uma luminária, nesse caso, encontre o que você deve manipular.

    Loading...
  2. Localize a parede onde você instalará a tomada. Faça um furo entre 1 e 2 cm na parte superior da moldura que termina na parede, perto de uma coluna vertical. Os fios passarão por ele para entrar no quarto.

  3. Desligue a alimentação elétrica. Use um multímetro para testar o interruptor e assegurar que não haja corrente.

  4. Una o novo fio de calibre 16 ao que comunicará o aplique com o interruptor, em qualquer parte do percurso. Corte os fios e decape aproximadamente 6 mm dos extremos. Una-os em pares e coloque um conector de fios para terminar. Faça isso com os fios positivo, negativo e terra. Para maior segurança, envolva cada fio em fita isolante para evitar deixar o cobre exposto.

  5. Encaminhe o novo fio à tomada. Se a parede não estiver pintada ou tratada, una o fio por cima do interruptor e encaminhe-o através de um buraco na parede para a localização da tomada. Se você estiver utilizando o teto, leve os fios por cima do buraco e tire-os novamente na localização desejada. Se tiver drywall ou similar, use uma fita passa-fios, que pode ser adquirida em qualquer loja de ferragens.

  6. Instale a caixa da tomada. Existem muitas versões, as mais comuns usam parafusos para serem instalados na parede, na parte frontal e laterais de uma coluna. Siga as instruções da embalagem da tomada que você tiver.

  7. Encaminhe o fio através da caixa da tomada e conecte o plug, que detalhará qual fio vai onde. Você deverá conectar os parafusos correspondentes aos fios positivo, negativo e terra. Decape aproximadamente 6 mm de cada extremo de cada fio e conecte os três como corresponde. Segure a tomada à caixa. Quando tudo estiver pronto, adicione a tampa da sua escolha à tomada.

  8. Reconecte a eletricidade e teste.

Loading...

Aviso

  • Trabalhar com eletricidade é perigoso. Não corte nem remova a fiação sem verificar antes se o circuito está alimentado eletricamente.

O que você precisa

  • Furadeira
  • Tomada
  • Fio de calibre 16
  • Chave de fenda
  • Caixa de tomada
  • Cortador de fio
  • Conector de fio
  • Conector plástico de fios
  • Fita isolante
  • Multímetro
  • Fita passa-fio
Loading ...
Loading ...