O que é um interruptor de solenoide?

Escrito por pauline gill | Traduzido por bruno laget
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um interruptor de solenoide?
Entenda como os solenoides controlam a partida dos motores (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Interruptores de solenoide são usados para ligar e desligar circuitos de alta tensão, usando um sinal elétrico de controle muito mais fraco para fazer o ligamento e desligamento. Isto permite fazer circuitos com lógica integrada e tomada de decisões usando microchips e componentes eletrônicos baratos, com o ligamento e desligamento dos circuitos de alta tensão limitados à última etapa do processo. O resultado é um desempenho com menos aquecimento, usando um equipamento menos sofisticado, que também permite que o interruptor esteja em um local remoto. Os interruptores solenoides são tipicamente usados em sistemas de partida de motores automotivos.

Outras pessoas estão lendo

Como opera o interruptor solenoide

Os solenoides são bobinas magnéticas de fios com um núcleo aberto para receber um pistão deslizante. Quando a bobina é energizada com uma corrente elétrica, um campo magnético é criado na abertura vazia, empurrando o pistão para dentro ou para fora, baseado na orientação do solenoide e nos pólos do pistão. O pistão é mecanicamente conectado a uma série de contatos, que efetuam o papel de interruptor efetivo do sistema elétrico principal. Há no mínimo quatro conectores terminais em um interruptor solenoide. A bobina requer dois e é frequentemente isolada dos outros terminais, o que mantém os fios da bobina completamente isolados da corrente sendo ligada. Os terminais que acionam o circuito principal são, normalmente, muito mais pesados do que os terminais da bobina.

Tipos de interruptor

A maioria dos solenoides possuem apenas um pólo alternado devido à quantidade de corrente que passa por eles. Alguns são operados apenas momentaneamente, como é o caso dos solenoides de partida de automóveis. Uma vez que o motor se inicie, o motor de arranque e o solenoide são completamente isolados da operação do resto do sistema elétrico. Alguns sistemas de partida não inerciais também usam o pistão para girar a engrenagem de partida para engajar o volante, além de fornecer a energia para o motor de arranque.

Interruptores solenoides vs. relés

Enquanto os solenoides fornecem um movimento substancial para seus pistões, tanto para interruptores ou válvulas, as bobinas das relés são enroladas ao redor de um eixo magnético que se torna magnetizado e atrai uma placa de aço ao longo de um pequeno espaço para fechar um conjunto de contatos elétricos. Estes contatos podem alternar em mais de um pólo e são comumente usados para ligar e desligar correntes alternadas a 120, 240 e 480 volts, embora haja relés disponíveis para ambas as correntes contínua e alternada, e operam em qualquer intervalo de voltagem. Já os interruptores solenoides operam a parte elétrica e o movimento mecânico coordenado.

Aplicações dos interruptores solenoides

Além das aplicações para dar a partida em maquinário de grande escala, os interruptores solenoides são usados para ligar vários outros tipos de motor enquanto mecanicamente engatam ou desengatam seus eixos. Isto permite operar mecanismos de travamento mecânico e abertura para janelas, portas e portinholas em uma única peça de equipamento coordenado.

Engatar, e depois ligar

Uma vez que os interruptores solenoides tipicamente colocam os contatos no final do alcance do pistão, agem como travas lógicas auto-contidas, não permitindo que um motor se inicie ou uma válvula se abra até que o pistão tenha primeiro percorrido toda a sua distância.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível