×
Loading ...

Como fazer a introdução de uma narrativa pessoal

A narrativa pessoal é a forma de escrita na qual o narrador compartilha algo seu com o público. Ele pega uma experiência de vida e a torna relevante fazendo-a parecer real e relacionável. Para ganhar os leitores, o autor deve fazer a introdução de uma narrativa ser clara, estimulante e o mais interessante possível.

Instruções

Use uma narrativa pessoal para melhor se conectar com o público (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Escolha sua estratégia narrativa na introdução

  1. Estabeleça a cronologia na introdução para garantir que o público fique engajado desde o início. Muitos autores iniciantes escolhem contar sua narrativa pessoal em ordem cronológica. Eles decidem usar esse método pois é fácil relembrar eventos na ordem na qual ocorreram.

    Loading...
  2. Use o artifício de adiantar a narrativa. Como alternativa, um escritor pode usar tal artifício literário na introdução e usar o resto da narrativa para mostrar ao leitor como ele ou ela chegou naquele ponto.

  3. Pegue um fato interessante e use-o. Outros consideram pegar um fato interessante do meio de uma história e colocá-lo na introdução para atrair leitores e mantê-los engajados.

    Mostre ao invés de falar

  1. Tanto autores experientes quanto os menos experientes são aconselhados a mostrar ao invés de falar. Mostre o diálogo e a ação da narrativa aos seus leitores ao invés de dizer a eles o que devem pensar, sentir ou acreditar.

  2. Mostre as peças do quebra-cabeças. Os seus leitores sintetizaram o material sozinhos. Como resultado, seus leitores podem sentir mais satisfação em juntar as peças do quebra-cabeça.

  3. Estabeleça o padrão no começo. Lembre-se, é útil estabelecer o padrão no início da narrativa pintando imagens com as suas palavras e incluindo detalhes específicos na introdução.

    Selecione seu tema e tom

  1. Considere o que você quer que seus leitores tirem da narrativa ao escrever a introdução. Você quer que eles se sintam felizes, contemplativos, inspirados ou outra coisa?

  2. Escolha as palavras e selecione as cenas com sabedoria. Considere os sentimentos e pensamentos que você quer que o seu público experimente ao escolher suas palavras e selecione cenas para dividir. Isso se aplica tanto a sua introdução quanto à narrativa em geral.

  3. Estabeleça o tema. A mensagem ou o tema da narrativa pode ser estabelecido na introdução e levado por todo o texto. Tecendo sabiamente o tema e o tom na sua introdução, você pode ajudar a guiar seu público para as características mais importantes da sua narrativa.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...