Introdução a produtos para cabelos secos

Escrito por crystal p. smith | Traduzido por sergio mosquim junior
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Aproveite ao máximo essas compras que irão poupar tempo

Introdução a produtos para cabelos secos
Ganhe cabelos bonitos e saudáveis modelando suas madeixas com menos frequência (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Xampu a seco sempre estive disponível de uma forma ou outra desde os dias das perucas coloniais.

— Bronwen Melvin, estilista no Bumble and Bumble

Quanto mais ocupada nossa vida se torna, mais frequentemente procuramos por modos ou produtos que diminuam o tempo de nossas rotinas de beleza. Como resultado, produtos como condicionadores que limpam o cabelo em apenas um passo e ativadores de cachos surgiram. Para simplificar ainda mais essas coisas, muitas empresas desenvolveram produtos para serem aplicados especialmente nos cabelos secos, o que oferece ainda menos tempo de comprometimento.

Xampu a seco

Produtos poupadores de tempo como xampus a seco estão se tornando populares, por prolongarem uma escova, reduzir o tempo de modelagem e dano e ainda diminuir o consumo de água. " Xampu a seco é um exemplo exato de como a beleza não precisa tomar muito tempo", disse a especialista em beleza Nicole Pearl, criadora do site TheBeautyGirl.com. "Se quiser, pode ir ao cabeleireiro semanalmente, mas os xampus a seco limitam a frustração de conseguir e manter um bom cabelo".

Apesar de terem aparecido recentemente nas lojas, possuem um precedente histórico inesperado. "Xampus a seco sempre estiveram disponíveis de uma forma ou outra desde os dias das perucas coloniais", disse Bronwen Melvin, estilista no Bumble and Bumble.

Tornou-se um produto modelador, quando quiser que uma escova dure um dia a mais, acorde tarde ou então não tome banho na academia. Ele limpa, refresca e revitaliza os cabelos em segundos, sem a necessidade de outras ferramentas. Simplesmente espirre o produto sobre os cabelos e massageie para que possa absorver óleo, deixando seus cabelos com aspecto de recentemente lavados. Caso tenha usado spray ou gel demais, este tipo de xampu também pode ajudar a suavizar o cabelo.

Melvin sugere que, se for utilizar o xampu simplesmente para limpeza, que "penteie o cabelo para completar o processo de limpeza. Pense nisso como um 'enxágue', que faria no banho após o uso de um xampu normal".

Algumas variedades não possuem cor, tornando-os perfeitos para qualquer cor de cabelo. Outros, possuem tintas específicas para certos tons de cabelo. Melvin diz que este tipo de xampu pode melhorar a condição geral do cabelo. "Xampus a seco podem oferecer benefícios que, de forma indireta, ajudam a prevenir danos. A limpeza a seco confere um intervalo maior entre as modelagens, o que diminui a exposição do cabelo ao calor, que pode danificar os cabelos".

Sprays e ceras

Introdução a produtos para cabelos secos
Sprays e ceras dão volume e textura aos penteados (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

O spray de cabelo surgiu na década de quarenta e tem tido uma reputação ruim devido a aparência de grudento, duro e artificial que deixa no cabelo. Inovações na tecnologia possibilitaram a remoção deste aspecto e, atualmente, muitas fórmulas de spray conferem uma aparência flexível e natural, que funcionam muito bem para suavizar fios rebeldes e ainda manter o penteado.

Sprays para cabelo, assim como produtos finalizadores a base de óleo, como é o caso das ceras e pomadas, funcionam melhor quando aplicados sobre cabelos secos, dando uma sensação de suavidade e duração. "Ceras são geralmente usadas com maior facilidade quando o cabelo está seco, e outros produtos finalizadores podem ser muito leves, fazendo com que possam perder seus efeitos quando usados em cabelos molhados antes do secador", disse Melvin. Para maior benefício, use esses produtos logo antes de sair de casa.

Alisadores

Introdução a produtos para cabelos secos
Franjas lisas e brilhantes são necessárias (Ralf Nau/Lifesize/Getty Images)

Cabelos lisos e brilhantes estão sempre na moda, e a indústria respondeu tornando cada vez mais fácil alcançar este visual. Coletivamente chamados de "alisadores", esses produtos encurtam o tempo que demora para usar a escova e a chapinha em cabelos ondulados, encaracolados e grossos. Inicialmente, podem ser usados depois de lavar os cabelos e, quando o cabelo estiver seco, usa-se mais, caso seja necessário.

Podem ser encontrados sob a forma de líquidos, cremes ou séruns, mas tenha certeza de escolher o mais apropriado para seu tipo de cabelo. Para cabelos mais grossos, deve-se usar um alisador em creme ou sérum. Cabelos finos ficam melhor com uma fórmula em aerosol, especialmente se retocar.

Se preferir deixar o cabelo secar naturalmente antes de alisar, estes produtos se tornarão essenciais, principalmente se frequentemente altera seu visual ou quer usar apliques. Para retocar, reaplique um pouco do produto antes de passar a chapinha.

Ativadores de cachos

Para aqueles que adoram cachos e não têm tempo para hidratar, modelar e esperar que sequem, tente um ativador de cachos, que pode ser usado em cabelos secos para reviver um padrão de cachos. É ótimo, se amassou seus cachos enquanto dormia ou se não tem tempo para lavar o cabelo. Geralmente, são encontrados em cremes ou spray líquido.

Para aplicar o spray, cubra o cabelo para que fique ligeiramente molhado, mas não encharcado e, então, modele o cabelo como normalmente faz após aplicar um creme para cachos. Caso opte pelo creme, esfregue uma quantidade do tamanho de uma moeda em suas mãos e aplique sobre o cabelo enquanto modela. Estes produtos não substituem o uso de xampus e remodelagens, mas certamente podem ajudar diminuindo um pouco o tempo de sua rotina.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível