Conhecimento

Invenções e descobertas maias

Escrito por alison miller | Traduzido por fernando prezotto
Invenções e descobertas maias

Os Maias inventaram um sistema complexo de escrita

maya hieroglyphs image by Pierrette Guertin from Fotolia.com

Os Maias foram uma civilização antiga que surgiu durante os anos 300 A.C. e 250 D.C. em partes do México, Honduras e Guatemala atuais. Os Maias viviam como caçadores e eventualmente adotaram um sistema de cultivo. A civilização estava em seu auge entre 600 D.C. e 900 D.C. Durante esse tempo, os maias desenvolveram um sistema sofisticado de escrita, eles também fizeram avanços na matemática e desenvolveram um sistema de calendário funcional.

Escrita

Já que os Espanhóis queimaram a maioria dos livros maias, algumas partes da história deles é limitada. Porém, sabe-se que eles inventaram um sistema completamente funcional de escrita usando imagens para representar sons. Eles pintavam a escrita nos livros feitos de casca de figueira e também em peças de cerâmica. De acordo com o site da Fundação para o Avanço nos Estudos Mesoamericanos, as palavras maias eram feitas usando uma combinação de quase 800 sinais diferentes, cada um representava uma sílaba completa, que eram combinadas para criar um som específico. Vários sinais poderiam ser usados pela mesma sílaba, por exemplo, a Fundação para o Avanço nos Estudos Mesoamericanos disse que existem mais ou menos cinco sinais diferentes que podem representar a sílaba "ba".

Sistema de calendário

Os maias inventaram um sistema de calendário preciso e avançado. Eles primeiro desenvolveram um calendário que consistia de 260 dias. Cada dia recebeu um nome específico e um simbolo correspondente. Mais tarde com o desenvolvimento da civilização, os Maias criaram um calendário que seguia o ano solar de 365 dias. Havia um total de 18 meses, cada mês tendo 20 dias. De acordo com o site da Universidade do Perímetro da Georgia, em cada ano no calendário, os maias também separavam um período de cinco dias, chamado "Wayet". Esses cinco dias eram considerados de má sorte e a eles não eram dados nomes.

Matemática

O povo maia inventou um sistema numérico funcional em uma época em que o povo europeu ainda estava sofrendo com o sistema numérico romano. Eles possuíam um simbolo para o zero. Eles também tinham um sistema de contagem onde os números podiam ser representados utilizando apenas três símbolos: um ponto, uma barra, e o simbolo para o zero. Grandes números eram expressados usando valores locais. Historiadores descobriram que os avanços na matemática dos maias em livros e em monumentos esculpidos. O sistema de contagem deles permitia ao povo a registrar longos períodos de tempo e também a realizar aritmética simples.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media