Invenções feitas pelos romanos

Escrito por ricky andromeda | Traduzido por pina bastos
Invenções feitas pelos romanos
Os antigos romanos inventaram muitas coisas que as pessoas usam ainda hoje (ancient rome image by jim from Fotolia.com)

Os romanos governaram o mundo ocidental por séculos após conquistarem outra antiga civilização, a dos gregos. Aprimorando inovações e tecnologias mais rústicas de culturas próximas, eles criaram ou melhoraram grandemente invenções que as pessoas ainda usam atualmente. Muitas coisas que os romanos construíram ainda sobrevivem e funcionam perfeitamente. Embora os romanos tenham aprimorado tecnologias do passado, eles revolucionaram a civilização e a qualidade de vida.

Aquedutos

Os aquedutos são uma das invenções romanas mais reconhecíveis. Já que o Império Romano expandira-se em grandes distâncias, os romanos precisavam transportar água potável para suprir seus vários territórios e estados. Os aquedutos foram o primeiro sistema de transporte de água acima do solo que cobria grandes distâncias. Eles eram feitos de pedra e concreto ("pozzolana") e muitos ainda estão de pé até hoje.

Estradas de concreto

Embora o concreto já existisse antes dos romanos, eles desenvolveram um produto de secagem rápida que podia ser moldado e colocado rapidamente. Eles usaram esse tipo de concreto para a colocação em estradas que avançavam para todo lado e em redes de estradas inexistentes até aquela época, em que as ruas eram feitas de pedras e tijolos. As estradas de concreto ajudaram as legiões romanas a viajarem mais depressa em carruagens com rodas e a carregarem provisões em carroças.

Encanamento interno

Os aquedutos carregavam água para manter um encanamento interno semelhante aos dos padrões modernos. As casas da nobreza tinham água corrente, privadas e até chuveiros. Os blocos de apartamentos, habitados pelos plebeus, tinham banhos e fontes comuns. Grande parte do Império Romano tinha esgoto subterrâneo para drenagem e controle de doenças. As casas maiores costumavam ter cômodos abertos no centro, chamados de átrios ("atria"), com piscinas para coletar chuva.

Vestuário

Embora os sapatos já fossem comuns, os romanos desenvolveram diferentes tipos de calçados para o pé esquerdo e o direito, que eram mais confortáveis para os soldados. Além disso, eles inventaram as meias soquete, chamadas de "soccus", para proteger os pés e deixar os soldados viajarem mais depressa e com menos esforço. Aos romanos também é creditada a invenção do biquíni, como o conhecemos.

Aquecimento de casas

Juntamente com o encanamento interno, os romanos antigos inventaram o aquecimento das casas, operando fornalhas centralizadas ou subterrâneas que eram constantemente alimentadas por trabalho escravo durante os meses de inverno. O aquecimento das casas era limitado às pessoas ricas, que podiam pagar por escravos. Os plebeus e camponeses tinham que aquecer os lares com lenha que eles mesmos estocavam.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível