Invenções dos homens das cavernas

Escrito por noelle carver | Traduzido por marcio almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Invenções dos homens das cavernas
Neandertais inventaram ferramentas de pedra e ossos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

O Neandertal (Homo sapiens neanderthalensis) é um ser humano pré-histórico, muitas vezes, chamado de "homem das cavernas". Os homens das cavernas são responsáveis ​​pelas invenções mais fundamentais conhecidas pela humanidade. Embora as ferramentas e os instrumentos possam parecer simples para a sociedade moderna, quando os neandertais os inventaram, até a mais simples das ferramentas, a magnitude da invenção é paralela à invenção da Internet, do celular ou do avião.

Clava de caça

Uma das primeiras invenções dos homens das cavernas foi a clava de caça, um instrumento de caça básico, porém essencial para matar animais de grande porte, por espancamento. Os neandertais, provavelmente, também usaram a clava, antes da invenção da lança, para repelir inimigos ou predadores de ataque. A clava de caça é feita de um pedaço de madeira de árvore que, os homens das cavernas esculpiam com um osso ou pedra. Eles, essencialmente, inventaram o taco de beisebol, apesar de uma extremidade da clava ser muito mais ampla, de modo que a clava bata em uma área maior.

Invenções dos homens das cavernas
A clava de caça foi uma das primeiras invenções dos homens das cavernas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Vestuário

Evidências sugerem que os seres humanos pré-históricos, como os neandertais, podem ter começado a usar roupas até 500 mil anos atrás. Assumindo que o vestuário é uma necessidade humana básica, é possível que os homens das cavernas tenham inventado as roupas a partir de peles de animais. Apesar das ferramentas de costura, como agulhas e anzóis, terem sido desenvolvidas mais tarde, cerca de 4o mil anos atrás, os homens das cavernas já remendavam peles de animais umas nas outras. Cada pele de animal, como o urso ou o leopardo, necessitavia de um novo método de remendo.

Invenções dos homens das cavernas
Neandertais inventaram o vestuário a partir de peles de animais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ferramentas de pedra

Homens das cavernas inventaram ferramentas de pedra, como o machado de mão e o cutelo, também conhecido como uma faca de açougueiro. Apesar de as ferramentas não serem feitas de metal, o material de pedra dura tornou possível para os neandertais separar a carne dos ossos dos animais, retirar suas peles, pescar e matar predadores. Neandertais também inventaram ferramentas de pedra para esculpir imagens em paredes de cavernas e para retratar cenas da vida cotidiana, como a caça.

Sepultamento

Neandertais enterravam seus mortos no solo, em recipientes semelhantes a caixões, de acordo com um artigo, de 2003, da revista Smithsonian, por Joe Alper. Os homens das cavernas criaram um poço de pedra alinhada, como um túmulo. Eles envolviam o corpo morto em uma pele de urso ou outro animal de pele grossa. Na França, os arqueólogos descobriram restos de um homem enterrado, de 70 mil anos de idade.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível