Mais
×

Como fazer um inventário de bebidas

Atualizado em 16 março, 2017

O controle adequado de bebidas é essencial para o bem-estar financeiro de um bar ou restaurante. De acordo com o site eposonline.com, se o seu bar ou restaurante possui garradas, que ainda não foram abertas, nas prateleiras, significa que o dinheiro poderia ser melhor investido em outro lugar. Além disso, o pouco controle da bebida (onde funcionários podem oferecer bebida de graça ou beber eles mesmos) pode custar o dinheiro da empresa. Maximize seus lucros reduzindo os custos das bebidas; você pode conseguir isso fazendo um inventário adequado das bebidas.

Instruções

Prateleira de garrafas de bebidas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Compre um sistema de controle de inventário ou utilize planilhas em branco para fazer o inventário à mão. Produtos comerciais fazem a conta por você e mantêm os registros de forma precisa, mas custam dinheiro (geralmente, mais de R$ 225,00).

    Fazendo o inventário de garrafas (Dizzy/iStock/Getty Images)
  2. Organize o seu inventário por tipo de bebida (gim, uísque, cerveja, etc) e marca. Registre em sua planilha cada uma das garrafas que estiverem cheias.

    Bar iluminado (Dorling Kindersley/Dorling Kindersley RF/Getty Images)
  3. Reserve espaço em sua planilha e registre a quantidade restante em suas garrafas de bebida. Por exemplo, vamos considerar que você tenha três garrafas e meia de Gim Bombay. Em uma coluna, você registraria três garrafas cheias de Gim Bombay. Na próxima coluna, escrevará que possui metade de uma garrafa sendo utilizada.

    Inventário de uísque (Jeff J Mitchell/Getty Images News/Getty Images)
  4. Some os totais e reconte cada garrafa em seu bar, para conferir o seu trabalho.

  5. Reconte e atualize o seu inventário semanalmente. Confira a sua contagem em relação às informações do ponto de venda (quantas vendas você fez de cada produto em uma semana). Confira a quantidade restante em cada garrafa ou a quantidade de garrafas de cerveja e vinho de cada marca que tenha em estoque. Encomende apenas o suficiente para que, quando você terminar um tipo de bebida, esteja recebendo um pedido com a quantidade exata de que precisa por aquele período.

    Garrafa de champanhe no balcão do bar (Andrew Burton/Getty Images News/Getty Images)

O que você precisa

  • Programa de computador de controle de inventário de bar ou planilha em branco
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article