Mais
×

Quem inventou o aspirador de pó e quando?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muito antes de aspiradores de pó existirem, cuidar de carpetes era caro. Como não havia uma maneira fácil de retirar a poeira e sujeira dos chãos, as casas eram frequentemente feitas de madeira. Os tapetes eram varridos diariamente para uma manutenção básica. Normalmente uma vez por semana, eles eram levados para fora, pendurados em um varal e batidos para remover uma poeira mais difícil. Isso tudo mudou com a invenção do aspirador de pó.

O aspirador de pó fez com que fosse mais fácil limpar tapetes e carpetes (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Definição

Um aspirador de pó usa uma bomba de ar para criar uma sucção ou vácuo para levantar a poeira e outras partículas do carpete e de outros tipos de piso. A poeira é normalmente coletada em um saco ou outra câmera para um descarte futuro.

Precursor

Um ancestral antigo do aspirador de pó era a vassoura manual de carpetes. Existem várias alegações de que inventou a primeira vassoura de carpete. Uma das histórias mais famosas é que essa vassoura foi inventada por Melvile Bissell, o fundador da empresa de limpeza Bissell. De acordo com a empresa de Bissell, o Sr. Bissell inventou a vassoura de carpete para ajudar a sua mulher a tirar a serragem dos carpetes de sua loja de louças. A limpeza com essas vassouras era feita inteiramente por escovas rotatórias.

O primeiro limpador com sucção

De acordo com o History Channel, o primeiro limpador que operava com os princípios de criar vácuo era um dispositivo de madeira chamado de redemoinho. Essa máquina de madeira era leve e compacta, mas operá-la era difícil pois os usuários tinham que girar uma manivela ao mesmo tempo em que empurravam-na pelo chão.

O primeiro aspirador de pó prático

Com o passar dos anos, vários outros modelos de aspirador de pó foram introduzidos, incluindo um modelo de manivela à mão com uma escova giratória em 1875 e um aspirador de pó de 45 kg que era vendido como sendo o primeiro aspirador portátil. Então, em 1907, um zelador de Canton, Ohio, chamado James Spangler inventou um modelo leve e em pé que usava uma sacola para coletar a sujeira. Spangler patenteou seu design e começou a fazer propagando do que eventualmente se tornou o aspirador de pó da marca Hoover.

Atualizações na tecnologia

A maioria das donas de casa modernas nos Estados Unidos reconheceriam um aspirador de pó da marca de Spangler. A máquina tem tido relativamente poucos avanços desde sua invenção. Os avanços na tecnologia de aspiradores de pó se concentram na eficiência da limpeza, velocidade e em deixá-lo mais leve.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article