×
Loading ...

Como investigar as referências de um candidato

Atualizado em 23 março, 2017

A verificação de referências é um dos obstáculos finais que um potencial empregado precisa passar antes de ser contratado. Fazer as perguntas certas a empregadores anteriores lhe permite obter informações sobre o candidato que não foram obtidas durante a entrevista. Questões de referência podem abordar as responsabilidades do candidato em empresas anteriores, bem como seu desempenho, relacionamento com colegas de trabalho, confiabilidade e outras qualificações pertinentes. Embora alguns empregadores anteriores possam relutar a responder a algumas perguntas, não faz mal perguntar.

Verificar as referências ajuda a decidir quem contratar (businessman talks on a phone image by PaulPaladin from Fotolia.com)

Histórico profissional

Muitas vezes, é importante descobrir um histórico profissional dos candidatos. Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para obter essas informações:

Qual era o salário do empregado, tanto inicial quanto final? Por quanto tempo ele trabalhou para sua empresa? Por que ele saiu? Você recontrataria esse funcionário?

Loading...

Responsabilidades

Descobrir quais responsabilidades um candidato teve no passado pode ajudá-lo a decidir se as habilidades e experiência correspondem às suas necessidades. Algumas boas perguntas são:

A quem o empregado se reportava? O candidato gerenciava outros funcionários? O candidato liderou algum projeto? O funcionário era responsável por algum objetivo da empresa?

Desempenho

O desempenho anterior do candidato é um bom indicador de seu desempenho futuro. Aqui estão algumas perguntas para avaliar este critério:

O empregado atendeu ou excedeu os padrões de desempenho? O empregado chegava sempre no horário? Como o funcionário agia em relação ao cumprimento de prazos? Este funcionário era confiável? O funcionário recebeu quaisquer promoções em sua empresa?

Ética

A ética nos negócios e pessoais são características importantes de um bom funcionário. As seguintes questões podem ajudá-lo a avaliar a ética profissional:

O empregado era honesto tanto com colegas de trabalho quanto com clientes? Alguma queixa ética foi feita contra este funcionário? Era possível confiar-lhe informações confidenciais?

Trabalho em equipe

Saber trabalhar em equipe é uma geralmente uma característica desejada em um funcionário potencial. Estas perguntas podem ajudar a determinar se o candidato pode se encaixar em sua empresa:

O empregado participava de trabalhos em equipe? Se sim, como ele lidava com este tipo de trabalho? Como você caracterizaria o relacionamento do empregado com os demais colegas de trabalho? O funcionário já esteve envolvido em conflitos no ambiente de trabalho?

Perguntas adicionais e dicas

Dê à pessoa de referência a oportunidade de fazer comentários adicionais sobre o candidato. Deixe-a falar sem interrompê-la. Evite fazer perguntas que possam ser respondidas com um simples "sim" ou "não", sem maiores esclarecimentos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...