×
Loading ...

Como investir seu dinheiro quando jovem

Atualizado em 21 julho, 2017

A juventude é o melhor momento para economizar e investir dinheiro por inúmeras razões. Primeiramente, ao investir dinheiro quando jovem, você desenvolve um fundo de emergência, que poderá ser usado em momentos turbulentos. Em segundo lugar, os investidores jovens aprendem sobre o mundo financeiro bastante cedo e desenvolvem sólidos hábitos de poupar. Mas, acima de tudo, se poupar e investir quando jovem, você aproveitará o benefício daquilo que Albert Einstein descreveu como a força mais poderosa do planeta: juros compostos. Quanto mais cedo poupar e investir, mais rápido o dinheiro se valorizará em economias saudáveis que poderão ser usadas na compra de uma casa, a educação de um filho, a aposentadoria ou outros eventos importantes na vida.

Instruções

Os investimentos feitos na juventude serão de grande importância no futuro (serggn/iStock/Getty Images)
  1. Procure um plano de previdência oferecido na sua empresa e programe débitos automáticos no contracheque. Contribua com as taxas mais altas que o plano permitir ou, pelo menos, no nível máximo de porcentagem correspondente às contribuições da empresa.

    Loading...
  2. Abra uma conta poupança em um banco local ou, preferencialmente, em uma instituição que lhe ofereça mais vantagens. Programe uma transferência automática, de modo que uma parte do pagamento vá diretamente para a conta, sem que você veja essa quantia.

  3. Invista em um fundo de investimento de confiança, que esteja classificado no índice Bovespa, uma vez que as suas economias totais atinjam um valor suficiente para cobrir o valor mínimo para a compra – o que varia de instituição para instituição.

  4. Programe-se para fazer depósitos automáticos mensais diretamente na conta mútua do fundo.

  5. À medida que as economias aumentarem, considere outros fundos que registrem o desempenho de determinados segmentos de mercado, como fundos imobiliários, de commodities ou de energia.

Loading...

Dicas

  • A chave para o sucesso em investimentos é a média do custo do real, o que requer contribuições consistentes, comprometidas às contas de investimento, de forma bienal. Continue a investir mensalmente em tempos bons e ruins. Faça isso independentemente da previsão dos especialistas de mercado e das tendências atuais.
  • Se a sua empresa não oferecer um plano de previdência, procure um em uma instituição bancária. Esse poderoso investimento permite que os indivíduos contribuam com uma quantia para um fundo de investimento, tanto para a contribuição principal ou para os rendimentos dos investimentos, de forma contínua.

Aviso

  • Quando investir em contas de previdência privada patrocinadas pela sua empresa for uma prioridade, tenha ciência de que esses fundos não podem ser retirados antes da idade da aposentadoria, a menos que pague uma quantidade significativa como penalidade. Portanto, é importante manter algumas economias em uma conta que não seja a de aposentadoria, para ter acesso em casos de emergência.
Loading ...
Loading ...