×
Loading ...

Iodeto de potássio e infecção urinária

Atualizado em 22 julho, 2017

O iodeto de potássio (KI) é um sal do iodo estabilizado, que nossos corpos necessitam para produzir os hormônios da tireoide. KI é o iodo estável na forma de medicamento, já que a maior parte que se encontra em nossos organismos é derivado da alimentação. Ele é também frequentemente apontado como um remédio caseiro efetivo para várias doenças, incluindo a infecção urinária. O KI, que é muito forte e amargo quando tomado diretamente, é altamente solúvel em água. A solução saturada de iodeto de potássio é a forma mais frequentemente discutida ao se referir a ele como remédio caseiro.

Iodeto de potássio é conhecido para o tratamento de infecções na bexiga, entre outras doenças (xrays image by JASON WINTER from Fotolia.com)

Tratamentos de infecção urinária

O iodeto de potássio é conhecido por ser efetivo na eliminação de infecções urinárias. Essa doença é uma infecção bacteriana que afeta os revestimentos dos tecidos dentro do trato urinário. O Dr. Jonathan V. Wright, diretor médico da "Tahoma Clinic", afirma que embora o iodeto de potássio na forma saturada possa chegar perto de 100% de efetividade na cura de infecções urinárias, ele recomenda usar D-manose em vez do iodeto. De acordo com Wright, tomar de 10 a 15 gotas de iodeto de potássio saturado em água ou suco em cada 3 a 4 horas até que a infecção tenha desaparecido é uma dosagem alta, e pode haver alguns perigos em seu uso. Entretanto, a D-manose, um açúcar simples que é similar à glicose, é muito segura e pode curar mais de 90% das infecções urinárias dentro de um a dois dias.

Loading...

Alergia

Existem muitos perigos que podem ser associados com o uso de iodeto de potássio, incluindo uma possível alergia ao iodo, que é um elemento químico não- metálico. Embora não tão comum, essa alergia pode normalmente causar erupção cutânea na pele que desaparecerá com a interrupção do uso, de acordo com Dr. Jonathan V. Wright. Por medida de segurança, se a pessoa suspeita que possui alergia, é melhor não ingeri-lo sem antes fazer o teste de sensibilidade.

Supressão da tireoide

Tomar muito iodo por um longo período de tempo tem sido associado com a supressão da tireoide em alguns casos. O "Centers for Disease Control and Prevention" sugere que a pessoa mais propensa a ter uma reação adversa relacionada com a glândula tireoide é a que tomou iodeto de potássio por vários dias, tomou dose maior que a recomendada ou tem uma doença pré-existente na glândula. O Dr. Jonathan V. Wright afirma que não há quase chance considerável de supressão da tireoide causada por solução saturada de iodeto de potássio, se usada por menos de uma ou duas semanas.

Mancha

Embora não seja perigosos para a saúde, o iodeto de potássio saturado, se aplicado na pele, pode manchá-la. A coloração marrom alaranjada irá desaparecer uma vez que a pele não tiver mais contato com o produto. Entretanto, se ele cair nas suas roupas, a mancha pode ser semi-permanente ou permanente.

Onde obter o iodeto de potássio

O iodeto de potássio está disponível sem necessidade de prescrição e pode ser comprado na farmácia. O "Centers for Disease Control and Prevention" recomenda consultar um farmacêutico para informações e instruções adicionais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...