×
Loading ...

Como irrigar tomateiros com uma solução de leite em pó

Atualizado em 22 novembro, 2016

Muitos jardineiros regam os tomateiros usando uma solução de leite em pó como um fungicida e pesticida ecologicamente seguro. Pulverizar os tomateiros com uma solução de água e leite em pó também tem sido uma opção de sucesso na prevenção da ferrugem no tomate. A ferrugem é uma condição que pode atacar as plantas em qualquer momento, mas são mais susceptíveis quando ainda são novas. Essa condição leva a planta a murchar, apodrecer e morrer antes do tomate maturar.

Instruções

Como regar tomateiros com uma solução de leite em pó (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça o leite em pó, usando uma proporção de quatro xícaras de água por cada xícara de leite em pó. Despeje o leite em uma jarra de 2/4.

    Loading...
  2. Adicione a água na jarra. Meça também a quantidade de água correta e mexa bem.

  3. Coloque a solução do leite em pó dentro da garrafa pulverizadora. Se o tomateiro estiver dando sinais de infeção fúngica ou ferrugem, pulverize levemente as folhas e a planta. Faça isso uma vez por semana até o fungo desaparecer.

  4. Adicione a solução restante no solo. Irrigue os tomateiros com uma solução de leite em pó, adicionando a mistura de leite diretamente no solo, próximo das raízes. Faça isso uma vez por semana para manter afastados os insetos e os fungos.

Loading...

Dicas

  • Armazene sempre a solução de leite em pó não usado na geladeira. Quando reconstituído e colocado na geladeira, ele permanece fresco por aproximadamente duas semanas.

Aviso

  • Nunca utilize leite em pó contendo gorduras. As gorduras podem azedar rapidamente e o leite ficar rançoso, abrigando o mofo e o míldio que pode danificar os tomateiros.
  • Nunca encharque as folhas do tomate. Se elas forem encharcadas com a solução do leite em pó, ficarão murchas e morrerão.

O que você precisa

  • Garrafa pulverizadora
  • Jarra de 2/4
  • Leite magro em pó instantâneo
  • Água

Referências

Loading ...
Loading ...