Mais
×

Irritação nos olhos no filhote de cachorro maltês

Atualizado em 17 abril, 2017

Epífora é uma condição que provoca lacrimejamento excessivo no rosto. Embora não seja uma condição grave, as lágrimas excessivas podem causar desconforto e ansiedade ao cachorro. Para algumas raças de nariz pequeno, como o maltês, as lágrimas excessivas são naturais, e a irritação resultante é fácil de ser tratada. No entanto, em outros casos, dependendo da aparência da irritação, ela pode ser uma condição mais grave, como uma infecção bacteriana ou viral.

Maltês são propensos a irritações nos olhos e manchas de lágrimas (bichon maltese puppy image by Lombok from Fotolia.com)

Causas da irritação

O maltês muitas vezes apresenta manchas de lágrima, devido ao crescimento excessivo de pelos em volta do olho. O pelo provoca irritação, produzindo lágrimas que mancham a pele ao redor dos olhos. Além disso, eles têm órbitas rasas, que permitem que as lágrimas derramem sobre a pele ao redor dos olhos. As manchas de lágrima parecem particularmente proeminentes no maltês devido à cor branca natural da pele.

A irritação do olho é comum para cães e humanos. No entanto, se for contínua e parecer verde e espessa, o cachorro pode ter uma infecção ocular, tal como um problema de córnea, glaucoma. ou cílios ou pálpebra arranhada. Uma infecção viral mais grave é o adenovírus canino.

O maltês tem bastantes pelos em torno dos olhos que podem causar irritação (Funny doggie image by Alina Chiannie from Fotolia.com)

Outros sintomas

O filhote de cachorro maltês pode desenvolver outros sintomas, se estiver com uma infecção grave. Exemplos de sintomas incluem olhos vermelhos e coceira, letargia, diarreia, vômitos, sensibilidade à luz, turvação da córnea, perda de visão. Se esses sintomas ou quaisquer outras situações inesperadas se desenvolverem, contate um veterinário imediatamente.

A sensibilidade à luz pode evoluir para uma condição séria (Sun image by KPICKS from Fotolia.com)

Limpe os olhos regularmente

Limpe qualquer mancha de lágrima regularmente para minimizar a descoloração do pelo. Minimize a irritação da pele ao aparar o pelo ao redor dos olhos. Pestanas longas também precisam ser aparadas para evitar contato com os olhos. Por causa das órbitas rasas do maltês, não há nenhuma maneira de parar a irritação de olho indefinidamente. Os olhos do cão devem ser limpos regularmente. A falta de limpeza da irritação nos olhos pode levar a irritação da pele, infecção e odores desagradáveis.

Tratamento

Antibióticos com tetraciclina e tilosina reduzem as chances de formação de manchas de lágrima. No entanto, o uso prolongado de antibióticos pode tornar as bactérias resistentes aos medicamentos, e não é recomendado. Além disso, a aplicação oral pode causar manchas de dentes.

Produtos para braqueamento, encontrados na seção de cuidados em uma loja de produtos para animais de estimação, ajudam a limpar manchas de lágrimas. Como alternativa, trate as manchas com cuidado aplicando água oxigenada, que atua como um alvejante.

Remova as manchas com peróxido de hidrogênio (q-tips image by Alx from Fotolia.com)

Onde obter ajuda

Um cuidador profissional pode fornecer dicas sobre como se livrar de manchas dos olhos. No entanto, contate o veterinário se suspeitar de que a irritação do olho do cachorro pode resultar em uma condição mais grave.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article