×
Loading ...

A arte islâmica

Atualizado em 17 abril, 2017

A arte islâmica, associada aos países e culturas que adotam a religião do islã, tem um estilo muito amplo. Embora seja difícil generalizá-la, pois os países inclusos nessa categoria variam bastante, têm suas próprias culturas indígenas e seu próprio desenvolvimento, há algumas características comuns que ultrapassam culturas e fronteiras.

A arte islâmica é ampla e diversa (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A música islâmica

A música islâmica deriva amplamente da música árabe, uma vez que os primeiros seguidores do islã eram árabes, embora também sofra influências bizantinas, mouras e berberes. A música islâmica foca bastante nos vocais e em ritmos e melodias complicados. Ela utiliza "modos" que se referem a um arranjo fixo de notas, muito parecido com as escalas da música ocidental. Os artistas muitas vezes improvisam com estruturas melódicas comuns. Na música islâmica, a harmonia não é regular — o foco é quase completamente voltado para a melodia. Além da música instrumental, o chamado muçulmano para a oração, ou o "Adhan", em árabe, é quase uma expressão musical. Durante o Adhan, o “muezim”, ou anunciador, canta partes do Qu'ran para chamar os crentes às preces. Frequentemente, o chamado à oração é extremamente complexo e musical. Os instrumentos musicais mais comuns são a bateria e um alaúde árabe, chamado "ud" ou "oud".

Loading...
O chamado muçulmano para a oração é um exemplo de música islâmica (Daniel Berehulak/Getty Images News/Getty Images)

A dança islâmica

Embora a dança folclórica pré-islâmica existisse nos antigos países muçulmanos, a dança não é muito associada ao aspecto islâmico dessas culturas. A única dança especificamente "muçulmana" está associada com a ordem sufi do islã místico, que apresenta "dervixes rodopiantes", os quais dançam em círculos por razões puramente religiosas, não para diversão. Diversamente, a dança islâmica nos tempos modernos retém as tradições pré-islâmicas dos países e adota a dança popular contemporânea.

Os dervixes rodopiantes, retratados com seus chapéus cônicos tradicionais, dançam para alcançar uma conexão mística com o divino (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

A arquitetura islâmica

Um elemento importante da arquitetura islâmica é a mesquita, o local onde são feitas as orações no islã. A mesquita moderna, que é o centro religioso e comunitário dos muçulmanos, costuma ser uma área aberta com uma cobertura e um minarete (uma torre da qual o muezim anuncia o chamado para as preces). Algumas mesquitas têm grandes cúpulas. A arquitetura islâmica apresenta simetria e luz, e muitas vezes inclui janelas amplas com desenhos extremamente geométricos. A característica mais distinta da arquitetura islâmica é o foco na decoração. Ela contém ornamentos geométricos, muitas vezes baseados em flores ou outros elementos do mundo natural que não sejam humanos nem animais.

Esse exemplo de arquitetura islâmica apresenta um desenho extremamente geométrico e ornamentos decorativos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

As artes visuais islâmicas

As artes visuais islâmicas são extremamente decorativas e não costumam representar pessoas ou animais, devido às restrições islâmicas contra as imagens representativas. Embora não haja imagens na arte islâmica tradicional, os artistas compensam criando desenhos ornamentais curvilíneos. A caligrafia é uma forma comum de arte islâmica e apresenta ornamentos baseados em textos árabes. Esse projeto é especialmente importante porque está associado com o Qu'ran, o livro sagrado do islã, que é escrito em árabe. Além da caligrafia, os mosaicos, que apresentam pequenos pedaços de objetos arrumados em um plano de fundo para criar um desenho, também são comuns. Assim como as outras formas de arte islâmica, eles têm um foco vegetal.

Um exemplo de escrita árabe em caligrafia (Stringer/Getty Images News/Getty Images)

A literatura islâmica

Na cultura islâmica, a literatura, e principalmente a poesia, é muito importante. Isso deriva tanto do foco pré-islâmico na poesia do mundo árabe e também do persa (os dois adotaram o islã posteriormente) quanto da influência do Qu'ran e dos textos religiosos. A maioria da poesia islâmica tradicional é associada com o misticismo sufi e, atualmente, os poetas místicos como Rumi ainda são populares. Na cultura islâmica contemporânea, a poesia é bem mais popular do que no mundo ocidental. Para citar um exemplo, um dos programas televisivos de maior audiência em todo o mundo árabe é um reality show que envolve a declamação de poemas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...