Mais
×

O que é ISO 19000?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

ISO, sigla em inglês para "Organização Internacional de Normalização", publica normas que são aceitas por várias indústrias em todo o mundo. A ISO 19000 não é uma norma única, mas uma família de padrões de informação geográfica que abrange atualmente as normas 19.113 em conceitos, a 19.114 em princípios de qualidade, a 19.138 de avaliação da qualidade, a 19.131 nas especificações e a 19115/19139, que é o padrão de metadados.

As normas ISO são importantes para transmitir aos clientes o profissionalismo do seu negócio (business image by peter Hires Images from Fotolia.com)

ISO 19113

A norma ISO 19113 é um padrão de princípios gerais de dados geográficos. Ela estabelece que os conjuntos de dados devem mapear todos os requisitos estabelecidos, formais ou informais, por parte do cliente. A qualidade deve ser mais do que suficiente para a aplicação do conjunto de dados que será utilizado. Não há nenhum padrão mínimo de qualidade definido, ela variará de acordo com o cliente e com a aplicação do conjunto de dados. Embora seja destinada a conjuntos de dados digitais, essa norma também ser utilizada em formas não digitais de dados geográficos.

ISO 19114

A ISO 19114 estabelece os passos a serem percorridos da habilitação dos conjuntos de dados geográficos para a qualidade e a aplicabilidade, conforme estabelecidas na norma ISO 19113. Isso também abrange a comunicação desses conjuntos de dados, sejam digitais ou não digitais. Novamente nenhum padrão mínimo é fixado neste setor, pois é a aplicação do conjunto de dados que determina a qualidade necessária de dados geográficos.

ISO 19131

A ISO 19131 estabelece as especificações de todos os produtos de dados que utilizam dados geográficos. A ISO 19131 tenta fazer com que qualquer produto de dados com base em dados geográficos seja compreensível para leigos. A maioria das pessoas que encomenda dados geográficos não é de geógrafos, mas de empreiteiros e engenheiros.

ISO 19138

A norma ISO 19138 descreve um conjunto de possíveis padrões de qualidade de dados, mas não é um conjunto abrangente. As normas exatas a serem utilizadas dependem da aplicação dos dados geográficos, o projeto de um canal, por exemplo, terá padrões de qualidade diferentes dos da construção de um silo simples.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article