O que é isolamento de lã de rocha?

Escrito por herb kirchhoff | Traduzido por carlos nascimento
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é isolamento de lã de rocha?
O isolamento com lã de rocha pode proporcionar uma barreira contra o fogo, pois as fibras são incombustíveis (fire. image by Yuri Bizgaimer from Fotolia.com)

A lã de rocha é um tipo de lã mineral, que muitas vezes serve como material isolante para residências e edifícios. A lã de rocha é muitas vezes comparada à lã de vidro, pois ambas são tipos comuns na construção de isolamentos. As vantagens da utilização da lã de rocha superam as desvantagens, pois este tipo de isolamento pode oferecer uma proteção adicional contra incêndios, danos causados ​​pela água e barulho.

Outras pessoas estão lendo

Processo de fabricação

As matérias-primas consistem de pedras vulcânicas ou basalto, que o fabricante coloca em um forno. As pedras e rochas são derretidas até que se tornem lava. A lava é então soprada para dentro de uma câmara de giro, que puxa a lava em fibras. Estes são os mesmos tipos de fibras que verá no ar ao visitar um vulcão. O fabricante adiciona pequenas quantidades de aglutinante e óleo, para garantir a qualidade de compressão. Então, as fibras são coletadas e comprimidas em grandes tapetes. Antes de entrar no forno de cura, a densidade e a estrutura geral da lã de rocha é ajustada e aprovada. Quando a lã de rocha passa pelo forno de cura, a lã é cortada em chapas e cubos. Enquanto alguns isolamentos são adequados para isolar tubos, outros tipos são adequados para fins residenciais.

Função

A função geral para a lã de rocha está em prover isolamento em casas residenciais ou prédios comerciais. A lã de rocha pode também isolar tubos, navios, casas móveis e aparelhos domésticos de cozinha. Embora seja mais comumente conhecida por fornecer isolamento em casas, as pessoas também usam a lã de rocha e lã de fibra como um meio para crescimento de horticulturas.

Vantagens

A lã de rocha oferece uma variedade de vantagens, incluindo a resistência ao fogo e a capacidade de absorção do som. Uma vez que as fibras são incombustíveis e têm um ponto de fusão extremo se exceder os 1176.7 ºC, a lã de rocha age como uma barreira contra o fogo. A característica de resistir ao fogo retarda a propagação dos incêndios, o que pode adicionar minutos preciosos para escapar durante um incêndio. Isolamento de lã de rochas repelem a água, podridão, mofo e bolor, incluindo vários tipos de proliferação de bactérias. Devido a repelir a água, a lã de rocha nunca enfraquece ou cede. O teor da lã de rocha é denso, de modo que reduz o fluxo de ar e as transmissões das ondas sonoras.

Desvantagens

Pequenos problemas podem surgir durante a instalação do isolamento. Ao manusear a lã de rocha, evite o contato direto com as mãos. Embora não represente um perigo imediato, isso pode resultar em prurido, e desconfortos menores. Além disso, poeira pode ser liberada ao instalar a lã de rocha, use máscaras e óculos de proteção adequados, para evitar acidentes ou ferimentos, e tenha uma ventilação adequada.

A lã de rocha e o meio ambiente

De acordo com o Naima, o isolamento de lã de rocha reduz os custos e requisitos de energia em casas residenciais,edifícios de escritórios e fábricas. O relatório, intitulado "Verde e Competitivo", revela que o isolamento de lã de rocha pode reduzir as contas de energia residenciais em pelo menos 40%. Esta poupança de energia não é apenas benéfica sobre as finanças, mas também para o ambiente, pois a dependência de energia diminui. De acordo com Roxul, o isolamento de lã de rocha poupa 128 vezes mais energia do que é necessário para a sua produção, transporte e eliminação, quando instalado corretamente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível