×
Loading ...

Como jatear madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A remoção de várias camadas de tinta ou de verniz de madeira é demorada, mas o jateamento da madeira remove a tinta ou verniz rapidamente, deixando uma superfície lisa. Usar um jateador também requer menos esforço que lixar a madeira à mão com uma lixa. Pode levar horas ou vários dias para lixar uma grande superfície, mas aplicar um jateamento dá acesso à pequenas áreas de difícil acesso das quais a lixa não pode alcançar. O jateamento também é mais seguro do que usar decapantes que contenham produtos químicos tóxicos, e deixa uma superfície lisa que fica pronta para a pintura.

Instruções

Use um jateador para remover de tintas, vernizes e rugosidade na madeira (sand art image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  1. Coloque lonas em torno da área de jateamento. Isso ajudará na limpeza quando você terminar.

    Loading...
  2. Coloque os óculos de segurança, máscara e luvas de trabalho. Sempre use equipamento de proteção ao jatear.

  3. Encha o depósito do jateador com areia de grão grosso. Leia as instruções do fabricante para saber qual a quantidade exata de areia para o seu modelo.

  4. Mova a válvula de retenção de areia no fundo do reservatório para a posição aberta. O ajuste a quantidade de areia que você aplicará é dado pelo quanto você abrir esta válvula. Esse tipo de areia remove pesadas camadas de manchas, verniz ou pintura.

  5. Distancie-se em 2 metros do item a ser jateado para evitar que a areia pegue em você. Chegue mais perto somente quando necessário, e sempre use óculos de proteção no local durante o trabalho.

  6. Ligue o interruptor de alimentação e pratique o uso do jateador em um pedaço de madeira velho. Mire na madeira e puxe o gatilho do bico pulverizador. Isso permite que você se acostume com a forma como o jateamento acontece ao usá-lo. Quando se sentir confortável, comece a trabalhar na peça desejada.

  7. Mova o jateador da esquerda para a direita em um movimento repetido. Não aplique os jatos continuamente no mesmo local ou você irá danificar a superfície da madeira.

  8. Ajuste a pressão usando o botão de controle no jateador. Ajuste o botão apertando "+" para aumentar a pressão, fazendo com que a areia atinja a superfície a uma taxa maior. Isso desnuda a superfície pintada rapidamente. Ajuste o botão apertando "-" para diminuir a pressão, fazendo com que a areia atinja a superfície em uma taxa mais lenta. Isso irá expor a superfície mais lentamente.

  9. Altere a largura do pulverizador girando o botão de controle de largura para a direita. O pulverizador alarga o trajeto de pulverização. Use essa opção para lixar áreas maiores de uma só vez. Gire o botão para a esquerda e o jato de areia estreitará. Use essa opção para lixar uma área pequena e mais detalhada.

  10. Puxe a alavanca para a posição fechada da válvula do reservatório. Esvazie a areia grossa do reservatório depois de ter removido a camada inicial mais grossa da madeira.

  11. Encha o reservatório com areia fina, que dá um acabamento suave ao objeto lixado. Lixe a madeira conforme indicado acima.

Loading...

Dicas

  • Tenha cuidado ao jatear áreas dentro de sua casa. A areia faz bagunça e danifica as áreas próximas ao jateamento. É muito fácil danificar pisos, tetos, pedras ou vidro de janelas com esse procedimento.

Aviso

  • Vista uma camisa de manga comprida e calças para evitar a formação de bolhas na pele por conta da areia da pulverização.

O que você precisa

  • Máquina jateadora
  • Areia grossa para máquina de jateamento
  • Areia fina para máquina de jateamento
  • Óculos de segurança
  • Máscara facial
  • Lona (s)
  • Luvas de trabalho

Referências

Loading ...
Loading ...