O jeito certo de listar suas qualidades em um currículo

Escrito por christopher hundley Google | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O jeito certo de listar suas qualidades em um currículo
Aprenda como destacar suas qualidades no currículo (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Para conseguir o emprego que você tanto deseja, nunca é demais destacar a importância de elaborar corretamente seu currículo. Muitos gerentes de recrutamento e seleção recebem dezenas ou centenas de currículos para uma única vaga de emprego, e eliminam os candidatos com currículos que contém erros de gramática e sintaxe ou que estão mal feitos. Confira abaixo a maneira correta de listar suas principais qualidades no currículo.

Outras pessoas estão lendo

Educação vs. experiência

Se você está no começo de sua carreira e seu histórico de trabalhos realizados é curto no cargo ao qual está aspirando, liste seu histórico acadêmico antes da experiência. Isto mudará o foco do seu currículo para seu histórico educacional — deixando sua experiência profissional em segundo plano — mas apenas faça isso se seu histórico educacional está de acordo ou supera a escolaridade mínima necessária da vaga para a qual você está se candidatando.

Educação

Liste seu histórico, começando pelo grau mais recente obtido para o menor.

Inclua apenas seu coeficiente de rendimento (CR) escolar caso a média seja muito alta. Quanto mais velho você for, menos os empregadores levarão em consideração o seu CR como um fator relevante na maioria das carreiras.

Certifique-se de que você listou todas as suas experiências acadêmicas de maneira clara e sem ambiguidades, especialmente se você não completou um curso. Enganar um empregador sobre seu histórico acadêmico, mesmo se você não teve a intenção, pode colocar tudo a perder ou se você começar a trabalhar antes de ter seu histórico comprovado, você pode ficar sem o emprego.

Experiência

Ao destacar suas experiências, tente não listar mais de três ou quatro feitos por emprego. Liste suas conquistas em vez de suas responsabilidades, especialmente no caso de vagas onde as responsabilidades ficam claras só pelo nome do cargo. Estes feitos devem estar escritos como se você tivesse identificado e resolvido um problema, apresentando um resultado tangível. Por exemplo, uma conquista de um gerente de RH pode ser a seguinte:

"Em resposta às divergências apresentadas dentro do departamento de relações públicas há três anos, implementei um programa de melhora da estima da equipe que levou a uma retenção de 100% dos profissionais e a um aumento de produtividade de 30% em 3 anos."

Habilidades

A menos que você não tenha muita experiência profissional e habilidades transferíveis ou está procurando mudar de área profissional, liste suas habilidades de maneira discreta ou nem liste-as. Se você ainda não tem tanta experiência, destaque sua educação, seguida de suas habilidades, e mais embaixo, sua experiência profissional no currículo. No entanto, se você quer começar vida nova em uma outra indústria, liste suas habilidades, seguido do histórico acadêmico, e por último, sua experiência profissional. Neste caso, você vai destacar o valor que suas habilidades podem ter para um empregador em potencial.

Evite colocar habilidades que não são muito alinhadas com sua experiência profissional ou acadêmica. Também não é bom listar muitas habilidades — não é bom parecer que você transitou por diversas áreas mas não desenvolveu especialidade em nenhuma.

Certificações

As certificações só podem ser listadas acima da experiência acadêmica em um currículo se você estiver tentando chamar mais atenção para elas do que para seus diplomas; este pode ser o caso se você trabalha em uma indústria que valoriza bastante a certificação, como a área de TI. Se este não for o caso, liste apenas as certificações que são relevantes para a vaga de emprego para a qual você está se candidatando em ordem cronológica inversa.

Se seu currículo contém apenas certificações e diplomas, e não traz nenhuma experiência profissional, liste sua experiência acadêmica antes de suas certificações.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível