Lazer e cultura

O jeito certo de podar uma mangueira

Escrito por samantha belyeu | Traduzido por eliseu cesario

Entendidos discordam sobre quando e como exatamente podar uma mangueira, mas concordam em alguns fatores. Para o jardineiro amador, deve-se podar para melhorar a saúde da árvore, a segurança dos seus arredores e da colheira dos frutos.

Outras pessoas estão lendo

Circulação e luz do sol

Podar a árvore deixando três ou quatro galhos principais aumenta a circulação de ar e pode prevenir doenças por fungo como o míldio. O galho selecionado não pode ser algum que esteja sobre outro, mas que venha de diferentes lados da árvore. Remova todos os galhos exceto os selecionados onde se juntam ao tronco, deixando apenas o colar, ou o tecido que marca a junção entre o tronco e o galho, que se estende por cerca de 1,5 cm além da traseira do tronco. Esse treino começa quando a árvore já tem dois anos e pode ser repetido anualmente se necessário.

Crescimento lateral

Mangueiras podem ficar muito altas, dificultando alcançar as frutas durante a colheita e fazendo sombra nos galhos mais baixos que de outra maneira poderiam produzir frutas. Podar os galhos do topo e deixar os laterais promoverá o crescimento lateral, assegurando a produção de frutas na parte de baixo da árvore. A Purdue University afirma que nenhuma poda deveria ser feita até o quarto ano, enquanto que a Universidade do Hawaii em Manoe e a Universidade da Fórida consideram que a pode deve começar cedo.

Controle do tamanho

Mangueiras devem ser selecionadas e cultivadas em uma área grande o suficiente para mantê-las. O tamanho pode ser pelo menos parcialmente controlado através de poda seletiva. Galhos improdutivos devem ser removidos ou cortados fora durante o crescimento das frutas, e o restante dos galhos cortados fora após a colheita. Cortar a árvore desta forma tão severa frequentemente limita a produção de frutas por um ou mais anos.

Considerações

Faça a poda após a colheita, nunca quando a árvore está crescendo. A remoção de frutas de árvores enxertadas jovens é importante para prevenir danos ou a quebra de galhos novos devido ao peso da fruta. A poda é sempre feita com instrumentos afiados e limpos para prevenir a transferência de doenças e reduzir danos e estresse à mangueira.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media