Jeitos mais fáceis de defumar carne de porco num piquenique

Escrito por christopher rogers | Traduzido por marina pastore
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Jeitos mais fáceis de defumar carne de porco num piquenique
O porco é defumado em fogo baixo por longos períodos de tempo (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

A maior parte dos churrascos com carne de porco defumada, independentemente de terminarem como costelas caipiras ou sanduíches de carne desfiada, começa como parte de uma paleta de porco. Também conhecida como ombro de porco, a paleta requer pouca atenção quando assada num defumador. A sobrepaleta é tecnicamente a parte superior do ombro, enquanto a paleta vem da parte inferior. Com carvão, lascas de madeira, um defumador e nove horas de tempo de cozimento, um assado de porco pode ser defumado num piquenique. O porco defumado em casa pode ser mantido quente durante o transporte, ou preparado, congelado e depois reaquecido.

Outras pessoas estão lendo

Prepare a carne de porco

Retire parte da gordura e da pele (mas não tudo) da peça de carne de porco antes de defumar. Deixe aproximadamente 3 mm de gordura, de forma que o assado regue a si mesmo durante o cozimento. Aplique uma fina camada de óleo à superfície da carne antes de temperar com sal, pimenta e outros temperos secos. Em seguida, passe uma camada de mostarda e molho inglês, e depois mais uma camada de temperos. Certifique-se de que a carne não tenha estragado antes de preparar seu assado. A carne de porco estragada tem um cheiro rançoso e os líquidos ficam mais espessos.

Prepare o defumador com carvão

Para uma queima longa e controlada, acrescente pedaços de carvão apagados e lascas de madeira a um defumador. Depois, acrescente uma camada de carvão aceso. Isso prolonga o tempo de cozimento, já que a pilha de pedaços queima lentamente. É possível defumar porco por até 12 horas usando este tipo de queima lenta. Embora qualquer tipo de madeira possa ser usada para defumar carne, lascas de algaroba, nogueira e carvalho dão um bom sabor. Use um termômetro preciso para garantir que sua grelha mantenha temperaturas entre 107 e 135 °C.

Defumando o porco

A paleta de porco leva de uma hora e meia a duas horas a cada meio quilo para defumar. Vire o assado pelo menos duas vezes durante este período para umedecer a carne. Não é necessário virar o assado quando estiver usando um defumador com espeto rotativo. Alguns cozinheiros borrifam periodicamente a carne de porco com suco de maçã durante o processo, começando mais ou menos na oitava hora. Para obter uma crosta mais macia, envolva a carne com papel alumínio no final do tempo de cozimento total. Dada a quantidade de tempo que leva para defumar a carne de porco, comece a defumar a paleta de manhã cedo para servir num piquenique ao meio dia.

Porco defumado pré-assado

A carne de porco congela bem e, adicionando-se líquido, pode ser reaquecida satisfatoriamente. Reaqueça a carne num forno a 120 °C; acrescente Coca-Cola ou molho de churrasco para umedecer. Para obter facilmente uma carne de porco para um piquenique, defume-a antes de viajar. Embrulhe a carne pronta em papel celofane ou alumínio, enrole panos ou toalhas em volta e coloque-a um cooler de isopor. A paleta vai continuar a cozinhar levemente e vai manter o calor por várias horas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível