×
Loading ...

Jeitos fáceis de derreter cobre

Atualizado em 21 novembro, 2016

Em fábricas e indústrias, utilizam-se fornos de indução para derreter cobre, pois o ponto de fusão desse metal é em 1,083 graus Celsius. Os dois tipos mais comuns de fornos de indução utilizados são fornos de cadinho, que são ideais para fundição em pequena escala, e fornos de revérbero, que são preferidos para linhas de produção com fundição em grande escala.

No entanto é possível derreter facilmente fio de cobre, bem como outras sucatas de cobre em sua casa, contanto que você tenha o equipamento certo.

Remova o isolamento e resíduos de sujeira do cobre antes de tentar derretê-lo (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Usando um maçarico industrial

É preferível usar um maçarico industrial como os de oxi-acetileno em vez de um maçarico à gás, devido ao elevado ponto de fusão do cobre. Use luvas e óculos à prova de fogo quando estiver operando o maçarico. Retire o isolamento e corte os fios de cobre em pequenos pedaços, utilizando um cortador de fio. Coloque-os dentro de um cadinho, ou seja, um recipiente em forma de tigela com resistência a altas temperaturas. Segure o cadinho com as pinças adequadas e direcione a chama azul do maçarico no cobre. Para evitar que ocorra oxidação durante o processo de fusão, adicione bórax, potássio ou grafite.

Loading...

Usando a boca de um fogão elétrico

Coloque uma frigideira de ferro fundido sobre uma das bocas do fogão elétrico e deixe-a aquecer por 15 a 20 minutos. Assim que a frigideira estiver aquecida, coloque os pedaços de cobre dentro dela e cubra com uma tampa. Deixe os pedaços de fio de cobre amolecerem e em seguida mexa. Continue observando o derretimento progressivo do cobre derre até que se ele se liquefaça completamente. Certifique-se que o fogão não seja desligado e religado durante o processo pois isso impedirá que o cobre derreta. Não se esqueça das luvas e óculos de proteção ao manusear os objetos. Use bórax, potássio ou grafite para evitar a oxidação.

Usando uma fornalha

Se você possui uma fornalha, use-a para derreter sucata de cobre. Corte a sucata em pedaços menores e coloque num cadinho. Usando luvas e óculos de proteção à prova de fogo, abra o forno e coloque o cadinho utilizando as pinças adequadas. Certifique-se que o forno tenha capacidade de esquentar além do ponto de derretimento de cobre, caso contrário, o cobre não derreterá. Mantenha a temperatura da fornalha.

Derretendo moedas

As moedas de um centavo de dólar americano cunhadas antes de 1982 têm grandes quantidades de cobre. Muitas pessoas derretem essas moedas em casa para recuperar o cobre porém essa prática é ilegal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...