O meu joelho dói quando chuto uma bola de futebol

Escrito por d.m. gutierrez | Traduzido por maria fernanda picotez
O meu joelho dói quando chuto uma bola de futebol
Uma dor no joelho pode começar ao se chutar uma bola de futebol (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Se o seu joelho dói ao chutar uma bola de futebol, a causa provavelmente é a síndrome da articulação femoropatelar. A SAF é bastante comum em jogadores de futebol, de acordo com a clínica Physiotherapy Sports Injury Clinic. A dor no joelho também pode ser o resultado de uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) ou do menisco, ou a presença de bursite no joelho afetado. Os tratamentos para a dor no joelho incluem exercícios de alongamento ou de fortalecimento especiais para a condição que causa dor e, algumas vezes, cirurgia.

Síndrome da articulação femoropatelar

A síndrome da articulação femoropatelar ocorre quando a patela ou rótula tem dificuldade em deslizar sob o fêmur, o osso da coxa que se conecta à articulação do joelho. A dor geralmente não é precedida por qualquer lesão ou movimento específico, mas se desenvolve com o tempo. Na SAF, você sente dor no lado do seu joelho, que está próximo à sua outra perna, e um endurecimento da articulação. Se os músculos da sua coxa, ou o seu quadríceps, não são fortes o suficiente para estabilizar a sua patela, você também pode ter a impressão de que a sua perna irá tropeçar. Sons como se algo estivesse rachando ou estalando, geralmente, acompanham a flexão do joelho afetado.

Lesões do ligamento cruzado anterior (LCA)

Se o seu ligamento cruzado anterior se romper, é provável que você sinta dor no joelho ao chutar uma bola de futebol. O LCA é o ligamento que conecta o fêmur à sua tíbia. Lesões do LCA são comuns em atletas praticando esportes onde as mudanças de direção são rápidas, como patinação, esqui e futebol. Mais de 200 mil lesões do LCA ocorrem nos Estados Unidos a cada ano, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

Lesões do menisco

Ao colocar o seu peso sobre um joelho e, em seguida, torcê-lo de repente, você pode romper o seu menisco, uma cartilagem protetora. Rasgar este amortecedor, que parece feito de borracha, provocará dor no joelho, amolecimento da área afetada e inchaço. Algumas vezes, um pedaço de cartilagem rasgada fica no caminho da articulação do joelho. Quando isso acontece, você pode sentir o joelho apertado ou não conseguir esticar a perna por completo. Como você possui dois meniscos em cada joelho, é possível sentir dor na parte interna ou externa da articulação.

Tratamento

A síndrome da articulação patelofemoral é normalmente tratada com exercícios para endireitar os músculos da coxa. Exercícios de alongamento do quadríceps também são prescritos com frequência por profissionais de medicina esportiva, de acordo com o especialista em medicina física e em reabilitação Dr. Shane Mangrum. Lesões no menisco, geralmente, se curam sozinhas através de repouso, gelo, compressões e elevações. Se a lesão provocar instabilidade na perna, recomenda-se a cirurgia na maioria das vezes. Lesões no LCA, que não provocam instabilidade na perna, podem ser tratadas com fisioterapia intensiva. Caso contrário, as cirurgias -- através da substituição de um tendão retirado de uma outra articulação -- em 85% a 95% dos casos devolvem a total flexibilidade e força dos joelhos, de acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível