on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Meu joelho estala quando eu me agacho, mas não sinto dor

Uma interação complexa de ligamentos, tendões e músculos apoiam a articulação dos joelhos. Eles devem suportar o peso do corpo durante as atividades normais e forças adicionais quando você se exercita, principalmente em atividades de alto impacto, como corrida. Isso significa que seu joelho está propenso a lesões. Caso haja um clique ou uma sensação de desencaixe ao agachar ou dobrar o joelho, isso não indica necessariamente uma doença mais grave. No entanto, isso pode indicar uma lesão, como um rompimento meniscal ou artrite.

Um joelho estalando pode indicar um ligamento rompido (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Artrite

A osteoartrite é uma doença que comumente ocorre com o avançar da idade. A articulação do joelho é composta de três ossos: a patela ou rótula, a extremidade do fêmur ou osso da coxa, e a parte superior da tíbia. Esses ossos se encaixam e são apoiados por cartilagens, ligamentos, músculos e tendões. Quando as membranas e cartilagens que suportam o joelho começam a se desgastar, pode ocorrer um som de clique ou uma estalada no joelho ao agachar, pois partes dos ossos estão se esfregando umas contra as outras. Embora possa não se sentir inicialmente a dor da osteoartrite, pode-se perceber que o clique é acompanhado de rigidez articular. Essa condição tende a se desenvolver lentamente. Caso suspeite que seu joelho esteja clicando devido devido à artrite, consulte um médico para ter recomendações sobre como minimizar o desenvolvimento da doença.

Loading...

Rompimento meniscal

O joelho tem duas almofadas de cartilagem, conhecidas como menisco, que protegem e amortecem a articulação do joelho. As lesões meniscais são uma lesão esportiva comum que ocorre quando o joelho torce, enquanto suporta o peso sobre ele. Essa lesão é caracterizada por um clique ou estalo. No entanto, ao experimentar uma lesão meniscal, nem sempre se sente dor ou inchaço. As lesões meniscais leves podem resultar em fraqueza do joelho ou um clique contínuo que pode desaparecer conforme o próprio menisco se recupera.

Diagnóstico

Embora o menisco possa se recuperar por conta própria, o importante é consultar um médico para garantir que o rompimento meniscal tenha sido suficientemente leve para se curar sozinho. O médico ouvirá o joelho e poderá recomendar exames para ver a cartilagem. Um menisco ligeiramente rompido aumenta o risco de futuras lesões mais graves, como um rompimento meniscal completo, o que pode tornar a cirurgia necessária.

Causas adicionais

Os cliques no joelho são um sintoma comum e não indicam sempre um motivo de preocupação. Às vezes, um desequilíbrio nos músculos do joelho pode causar cliques no local. Os quadríceps mais fortes podem puxar os tendões, o que pode ser especialmente aumentado quando se está agachado. O clique pode ser comum, mesmo após uma pequena quantidade de trauma no joelho, como batê-lo em uma parede ou um objeto. Se o clique soar mais como um estalo, raramente há motivo para preocupação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...