Por que se joga arroz em casamentos?

Escrito por paula haefeli Google
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que se joga arroz em casamentos?
A tradição diz ser de boa sorte jogar arroz nos noivos durante o casamento (Buccina Studios/Photodisc/Getty Images)

Uma das tradições mais antigas e bonitas de todo casamento é a famosa chuva de arroz. No momento em que os noivos deixam o altar, é considerada de boa sorte e de garantia de prosperidade receber um verdadeiro banho de grãos de arroz pelos convidados. No entanto, esse é um tradicional ritual que muita gente desconhece suas origens e razões de existir. Se você sempre teve curiosidade em saber por que se joga arroz em casamentos, descubra agora as razões para esse rito tão comum!

Outras pessoas estão lendo

Tradição

Os casamentos mais tradicionais, de leste a oeste do mundo, têm a famosa chuva de arroz, um dos muitos rituais cheios de significado e simbolismo. O objetivo do banho de arroz em geral é atrair felicidade, prosperidade, boa sorte e longevidade aos noivos. Essa tradição surgiu, conta-se, na região da China e da Índia, onde o grão de arroz está ligado à prosperidade, abundância e fertilidade. Diz a lenda que, há mais de quatro mil anos, um rico chinês encomendou uma chuva de arroz sobre sua filha e seu noivo, para demonstrar toda a riqueza e poder da família.

Por que se joga arroz em casamentos?
A tradição surgiu na China, região rica em fazendas de arroz (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Ritual

O ritual da chuva de arroz é um dos momentos mais esperados da cerimônia matrimonial. Antes do início do casamento, são distribuídos saquinhos com um punhado de arroz para os convidados. Ao final da cerimônia, depois que os noivos deixam o altar, todos os presentes se retiram da igreja e formam um corredor humano. Durante a passagem do casal, todos jogam punhados de arroz para o alto e em direção aos noivos, como um oferecimento de bons auspícios ao novo casal que se forma.

Por que se joga arroz em casamentos?
O arroz simboliza prosperidade e boa sorte (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)

Dicas

Se você pretende manter a tradição e planejar uma chuva de arroz em seu casamento ou no de terceiros, algumas dicas devem ser levadas em conta. Verifique antes se é possível jogar arroz dentro na igreja ou no local da cerimônia, já que alguns lugares não permitem por razões segurança - o arroz torna o chão escorregadio. Para calcular a quantidade de arroz ideal, de 150 a 300 gramas é suficiente para uma chuva bonita para as fotos e filmagens sem machucar os noivos e nem fazer tanta bagunça.

Por que se joga arroz em casamentos?
Verifique se é possível jogar arroz no local da cerimônia ou opte por materiais alternativos, como confetes (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Alternativas à chuva de arroz

Caso os noivos não optem pelo arroz, mas desejam lembrar com carinho da "chuva" de bons augúrios dos convidados, há alternativas igualmente bonitas e emocionantes utilizadas por várias pessoas. Atualmente, muitos casais optam por alternativas mais românticas como chuvas de pétalas de rosas, confeitos de papel em formato de coração e até mesmo por distribuir garrafinhas para fazer bolinhas de sabão e balões com gás hélio. Todas essas opções inusitadas resultam em fotografias e filmagens igualmente bonitas e inspiradoras, que serão guardadas para sempre na memória de noivos e convidados.

Por que se joga arroz em casamentos?
Bolinhas de sabão também fazem bonito nas festas (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível