on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como jogar o antigo jogo de "Pai Sho"

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O jogo "Pai Sho" não é exatamente tão antigo. Ele é um jogo de tabuleiro que os personagens do filme "Avatar: O último mestre do ar" apareceram jogando. Trata-se de um jogo ficcional, criado pelo diretores Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. Eles se inspiraram nos arranjos florais orientais "Ikebana". Embora o jogo tenha sido inspirado para o filme, ele pode ser jogado na vida real.

Instruções

O jogo "Pai Sho" foi criado exclusivamente para o filme "Avatar: O último mestre do ar" (Toby Burrows/Digital Vision/Getty Images)
  1. Faça o tabuleiro Pai Sho (ver Recursos). Ele tem o formato circular com um padrão de grade de 45 cm por 45 cm. Há um formato de losango no meio dele, dividindo-o em quatro. As cores branca e vermelha ficam em cantos opostos. O tabuleiro deve ter 256 espaços.

    Loading...
  2. Organize as peças do jogo gerando "harmonia" para ganhar o máximo de pontos e ganhar o jogo. As peças de flores são colocadas nas laterias de outras peças (harmonias) que correspondem a essa flor. Quando elas não combinarem, elas estarão em "desarmonia". Os conjuntos de peças harmônicas valem um ponto, enquanto quem possuir pares desarmônicos perderá um ponto para cada par.

  3. Mova apenas uma peça em cada uma das quatro posições por rodada. Você pode jogar a peça em formato de cruz, isso é, mover para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda em uma intersecção adjacente.

  4. O jogo termina quando todos os jogadores passarem a rodada ou todas as peças forem utilizadas. Adicione as flores vermelhas nos espaços vermelhos. As peças brancas que estiverem nos espaços em branco ganham ponto extras. Qualquer peça dentro de três espaços de uma Lótus branca também recebe um ponto extra. O jogador que tiver mais pontos ganha o jogo.

  5. Saiba a diferença entre harmonia e desarmonia de cada peça de flor branca. As peças de Dragão Branco entram em harmonia com os Lírios e Rosas, mas ficam em desarmonia com a Rhododendron. A Lótus Branca é uma peça coringa e não entra em harmonia ou desarmonia com qualquer outra peça. A Jasmim combina com Lírio e Rhododendron, mas não com a Rosa. O Lírio tem harmonia com a Jade Branca e a Jasmine, mas não com a Crisântemo. A Jade Branca divide harmonia com o Lírio e a Rosa e não possui peça com desarmonia.

  6. Saiba as harmonias e desarmonia das peças de flores vermelhas. A Rosa Vermelha tem harmonia com a Jade Branca e Crisântemo, mas sua desarmonia é o Jasmim. Crisântemo combina com Rosa e Rhododendron, mas não com Lírio. E o Rhododendron tem harmonia com o Crisântemo e Jasmim, mas não com o Dragão Branco.

  7. Use as peças que não são de flores estrategicamente. Use a peça Knotweed para tirar o valor das peças de seu oponente. Essa peça não pode ser movida. Qualquer peça que ficar próxima à Knotweed, do lado direito, é considerada morta. Quando a Roda é jogada, todas as peças em volta giram no sentido horário. Os jogadores perdem um ponto por cada Roda posicionada no tabuleiro no final do jogo. Os Barcos empurram até duas outras peças em ângulos retos, caso haja espaços vazios. As peças próximas à Pedra do oponente não podem ser usadas no jogo ou movidas.

Loading...

O que você precisa

  • Tabuleiro Pai Sho
  • 3 peças de Dragão Branco
  • 3 peças de Lotus Branca
  • 6 peças de Jasmim
  • 6 peças de Lírio Branco
  • 6 peças de Jade Brancas
  • 6 peças de Rosa
  • 6 peças de Crisântemo
  • 6 Rhododendron (flor oriental, sem nome em português)
  • 3 Knotweed (erva oriental, sem nome em português)
  • 3 rodas
  • 3 pedras
  • 3 barcos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...