Como jogar Bingo em uma aula de ESL

Escrito por kassie jones | Traduzido por mariana ribeiro alves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como jogar Bingo em uma aula de ESL
Variações do jogo Bingo podem ajudar aos estudantes de inglês como segunda língua. (Bingo barrels in depth of field view image by Samuray from Fotolia.com)

Os jogos são uma ótima maneira de incorporar a prática da língua em uma sala de aula de Inglês como Segunda Língua (ESL). Eles ajudam a contextualizar a língua-alvo de uma forma que os estudantes acham agradável e eficaz. Um jogo que é simples, cheio de prática de Inglês, e muito divertido para os estudantes é o Bingo. Este jogo clássico assume algumas reviravoltas na sala de aula de ESL, a fim de cumprir a meta do instrutor. Abaixo há três variações do jogo, que são frequentemente utilizadas em salas de aula de ESL.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Um cartão de bingo de 5x5 para cada aluno (consulte a seção Recursos)
  • Cartões com palavras/números que correspondem a cartões de Bingo.
  • Um lápis para cada aluno.

Lista completaMinimizar

Instruções

    Praticar números

  1. 1

    Distribua um cartão de bingo de 5x5 em branco para cada aluno. Deixe que eles preencham cada caixa com um número (não se esqueça de esclarecer o intervalo que você vai usar). Cada número deve ser colocado apenas uma vez, com uma ordem aleatória no cartão.

  2. 2

    Retire um número aleatório de uma bolsa, chapéu, ou cesta e diga-o em voz alta de modo que todos ouçam. Os estudantes ouvem número, então procuram por esse número em seu cartão. Se o cartão contiver o número, os alunos podem riscá-lo.

  3. 3

    Continue extraindo números aleatórios. Os estudantes continuarão procurando-os em um cartão, até riscarem uma fila completa horizontal, vertical ou diagonal de números. Neste ponto, o estudante grita "Bingo". Quem falar "Bingo" primeiro, com uma linha ou coluna completa, ganha do jogo.

    Praticar vocabulário

  1. 1

    Distribua para cada aluno um cartão de bingo de 5x5 que contenha imagens de palavras do vocabulário em cada quadrado (consulte a seção Recursos se você ainda não tem cartões de Bingo).

  2. 2

    Tire de um saco um cartão com uma palavra aleatória de um saco, e fale-a em voz alta. Os alunos pesquisarão e marcarão as imagens correpondentes em seus respectivos cartões.

  3. 3

    Continue até que um aluno grite "Bingo!". Novamente, ele pode fazê-lo só se tiver riscado uma linha horizontal, vertical ou diagonal. O primeiro estudante com um bingo é o ganhador.

    Praticar leitura

  1. 1

    Distribua a cada estudante um cartão de bingo de 5x5 com uma palavra do vocabulário digitada em cada quadrado. Se você tiver tempo, pode distribuir cartões de bingo em branco e apresentar aos alunos uma lista de palavras do vocabulário que devem reconhecer. Os alunos escrevem as palavras sozinhos para praticar a escrita.

  2. 2

    Tire uma palavra aleatória de um saco e diga-a em voz alta (alternativamente, você pode mostrar aos alunos uma imagem que corresponde a uma palavra do vocabulário). Os estudantes buscam a palavra escrita em seus cartões e a riscam.

  3. 3

    Continue até que um estudante grite "Bingo!" Esse aluno é o vencedor. Mais uma vez, os alunos só podem gritar "Bingo!" quando tiverem riscado cinco caixas em uma linha vertical, horizontal ou diagonal.

Dicas & Advertências

  • Faça suas próprias variações com base nas necessidades da sala de aula e adapte o jogo à sua lição.
  • Confira os cartões vencedores pedindo ao estudante vencedor que leia de volta os cinco números ou palavras que tenha em uma fileira.
  • Experimente fazer seus próprios cartões à mão ou em um programa de planilha.
  • Em vez de riscar os números ou palavras, use botões ou pedaços de cartolina para cobrir os quadrados de modo que cada cartão possa ser reutilizado. Se você quiser que os cartões durem anos, plastifique-os.
  • Sempre esclareça as regras e limites antes de começar com as atividades ou jogos para certificar-se de que cada aluno se divirta de forma segura.
  • Cada cartão de bingo deve ter números ou palavras organizadas de formas diferentes. Se todos os cartões fossem idênticos, então todos os estudantes ganhariam ao mesmo tempo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível